As autoridades da cidade japonesa de Quioto anunciaram novas medidas recentemente para tentar impedir gueixas de serem assediadas
Em Gion, um famoso bairro de gueixas (artistas de múltiplos talentos que seguem uma cultura milenar) localizado na cidade japonesa de Quioto, autoridades precisaram anunciar novas medidas recentemente na tentativa de impedir turistas de assediarem as gueixas locais.
Durante a pandemia, o Japão sofria com a redução drástica do turismo, mas, após o vírus ser domado pela vacinação em escala mundial, o país enfrenta o problema oposto: um excesso de turistas.
E, nesta nova situação, uma das dificuldades é o mal-comportamento dos visitantes. Em Gion, infelizmente se tornou comum que estrangeiros toquem os quimonos caros das gueixas que andam pela rua até seus locais de trabalho (casas de chá noturnas, por exemplo) e ajam como "paparazzis", tirando várias fotos e invadindo a privacidade das artistas.
Como resultado, a prefeitura de Quioto anunciou que turistas serão proibidos de entrar nas vielas laterais do bairro de Gion, apenas tendo permissão para andar pela rua principal. As novas medidas serão reforçadas por cartazes colocados na região.
Não queremos fazer isto, mas estamos desesperados", afirmou Isokazu Ota, o vereador local, conforme repercutiu o The Guardian.
Vale mencionar que já houve outras tentativas de impedir o assédio às gueixas com, novamente, a presença de cartazes pedindo para que os visitantes respeitem o espaço pessoal delas — porém sem sucesso.