Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nazismo

Carta anônima indica local onde trem de ouro nazista estaria escondido

Remetente anônimo relatou às autoridades da Polônia ter encontrado "vagões de trem camuflados" escondidos em túnel; confira!

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 13/05/2025, às 10h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A estação de trem de Wałbrzych - Getty Images
A estação de trem de Wałbrzych - Getty Images

Uma carta entregue recentemente às autoridades da Polônia indicou a localização de um lendário trem de ouro nazista que teria desaparecido ainda durante a Segunda Guerra Mundial.

A correspondência, datada de 23 de abril, foi escrita por autor anônimo, que revelou ter encontrado "vagões de trem camuflados" escondidos em um túnel próximo à cidade de Wałbrzych, no sudoeste do país.

Reza a lenda, segundo o portal Daily Mail, que, nos últimos meses da guerra, um trem blindado nazista repleto de ouro, joias e obras de arte teria deixado Wroclaw com destino a Wałbrzych. A máquina, que nunca chegou ao local, estaria escondida em túneis entre as duas estações.

A carta

"Três vagões ferroviários do período da Segunda Guerra Mundial estão escondidos em um túnel camuflado", teria escrito o remetente da carta anônima. "Os vagões estão escondidos atrás de um portão de aço fechado e deslizante na entrada do túnel."

"Dados geodésicos precisos serão disponibilizados ao prefeito de Wałbrzych ou seu vice na forma de anexos", finaliza a carta.

Após a chegada da correspondência, a porta-voz da cidade, Kamila Świerczyńska, declarou: "Um certo homem, cujos detalhes não posso divulgar, fez um relatório processual da descoberta, referido pela imprensa como o trem de ouro."

Segundo ela, a carta ainda incluía uma "tabela com dados geodésicos, perfil do terreno, incluindo o layout do túnel, um mapa com simulação de trilha e curso do túnel, e relato de uma testemunha que viveu em Wałbrzych durante a guerra".

Anna Nowakowska, chefe da filial de Wałbrzych do Escritório Provincial para a Proteção de Monumentos, destacou: "Depois de analisar várias fontes e documentos, o homem chegou à conclusão de que havia localizado um túnel com o chamado trem dourado dentro".

De acordo com o portal de notícias, o homem que fez as recentes alegações não solicitou permissão para procurar o trem. Agora, as autoridades de Wałbrzych, estão considerando se devem investigar o caso.