Em meio a reformas de rua em Breslávia, na Polônia, operários encontraram mais de 50 capacetes de soldados alemães das duas guerras mundiais
Publicado em 18/06/2025, às 09h10
Recentemente, enquanto reformavam uma rua na cidade de Breslávia, na Polônia, operários se depararam com mais de 50 capacetes de soldados da Primeira e Segunda Guerras Mundiais. A descoberta ocorreu na rua Koszarowa, curiosamente a poucos metros do Instituto de Arqueologia da Universidade de Breslávia.
Conforme repercute a Revista Galileu, logo após a descoberta, arqueólogos locais foram acionados para analisar os artefatos. Foi então que eles constataram que a maioria dos mais de 50 capacetes encontrados era de soldados alemães das duas guerras — com exceção de apenas dois capacetes, que eram um polonês e outro soviético.
Os especialistas ainda informaram que os capacetes estavam armazenados no anexo do 8° Batalhão de Sinalização do exército alemão. Pela forma como eles estavam guardados, acrescentam os pesquisadores, possivelmente eles serviam para defesa aérea.
Agora, autoridades polonesas responsáveis pela conservação dos monumentos locais ficarão também responsáveis pelo destino dos capacetes, que devem ser armazenados e protegidos devido ao grande valor histórico que possuem para a região.
Em janeiro de 1945, com a aproximação iminente do fim da Segunda Guerra Mundial, Hitler ordenou a seus soldados que estabelecessem na cidade de Breslávia uma fortaleza contra as forças soviéticas, que os combatiam na região. E logo no mês seguinte, o Exército Vermelho estabeleceu um cerco em Breslávia, que durou cerca de 82 dias.
Então, em maio de 1945, os alemães se renderam naquele combate, apenas poucos dias antes do fim oficial da guerra na Europa. Porém, vale mencionar que uma das forças do Eixo, o Japão, seguiu lutando na guerra mesmo após a derrota da Alemanha. Por isso, o verdadeiro fim da Segunda Guerra só se deu em setembro daquele ano, após os bombardeios atômicos das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki pelos Estados Unidos, colocando um ponto final no conflito.