Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Índia

Caixa-preta de aeronave que caiu na Índia é encontrada

Equipamento foi encontrado na parte traseira da aeronave que caiu na última quinta-feira, 12, na cidade indiana de Ahmedabad

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 13/06/2025, às 09h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Queda de aeronave na índia matou centenas de pessoas - Divulgação/X/@CISFHQrs
Queda de aeronave na índia matou centenas de pessoas - Divulgação/X/@CISFHQrs

Equipes de resgate localizaram uma das caixas-pretas do avião da Air India que caiu ontem na cidade de Ahmedabad, na Índia, segundo informações repassadas por fontes policiais à agência Reuters e à imprensa local. O equipamento, encontrado na parte traseira da aeronave, foi retirado do local da tragédia e está agora sob custódia para ser submetido à análise técnica. Até o momento, não há confirmação sobre o paradeiro da segunda caixa-preta.

As caixas-pretas são componentes essenciais para investigações de acidentes aéreos. Uma delas registra os dados técnicos do voo, como velocidade, altitude e trajetória; a outra, conhecida como gravador de voz do cockpit, armazena as últimas conversas entre os tripulantes e sons internos do avião.

Apesar do nome, as caixas-pretas são pintadas de laranja, justamente para facilitar sua localização entre os destroços. Equipadas com fonte de energia própria e sinalizador, podem ser localizadas até mesmo em condições extremas, como o fundo do mar.

Imagens analisadas

Segundo informações do portal de notícias UOL, imagens preliminares analisadas por especialistas sugerem que houve perda de potência da aeronave logo após a decolagem.

James Waterhouse, professor de engenharia aeronáutica da USP, aponta que seria improvável os dois motores falharem simultaneamente tão cedo no voo. A hipótese mais plausível é que um motor tenha falhado e o outro tenha perdido desempenho. Essa perda assimétrica pode explicar o momento em que o avião se inclina para um lado, como mostra a gravação.

Outro ponto analisado por investigadores é o fato de o trem de pouso não ter sido recolhido após a decolagem, o que compromete a aerodinâmica e pode indicar uma tentativa de retorno imediato. Segundo John McDermid, especialista em engenharia de segurança da Universidade de York, o problema pode ter ocorrido de forma repentina, forçando os pilotos a abortarem o voo.

O consultor norte-americano Anthony Brickhouse também afirmou que o trem de pouso abaixado sugere a intenção de realizar um pouso de emergência. A análise da caixa-preta será decisiva para confirmar essas hipóteses.