Após assumir o trono, filho da rainha Elizabeth II será coroado neste sábado, 6
O rei Charles III e a rainha Camilla serão coroados na Abadia de Westminster, em Londres, no próximo sábado, 6, em uma antiga cerimônia marcada pela tradição e pompa. No entanto, se engana quem imagina que todos os britânicos estão felizes com o episódio.
Em entrevista à BBC, uma parteira chamada Oli criticou o evento, que envolve o gasto de dinheiro público, um fator que desaponta muitos. "Acho que é um grande desperdício de dinheiro público", explicou ela, que tem 51 anos e vive em Stroud, Inglaterra. Ela trabalha como parteira no NHS, sistema público de saúde do Reino Unido.
A família real tem sua própria riqueza pessoal, no entanto, nós, os contribuintes, estamos tendo que financiar este desfile no meio de uma crise financeira", continua ela.
Oli também critica a família real, descrita por ela como um pequeno grupo de elite que prospera enquanto o resto do mundo 'luta para sobreviver'. "Você tem esse pequeno grupo de elite no topo de nossa sociedade que está prosperando enquanto todo mundo está lutando para sobreviver e colocar comida na mesa", explicou.
Ela também explicou que não assistirá à cerimônia, afinal, estará no hospital, auxiliando em partos. Ainda não existe um dado exato que determine quanto custou a cerimônia de luxo.
De acordo com o site da revista Valor, a imprensa britânica aponta, em previsões, que serão necessários, ao menos, 100 milhões de libras (R$ 625 milhões) para cobrir os valores. No entanto, se trata apenas de uma previsão.