Na Indonésia, um voo doméstico acabou saindo de sua trajetória após os dois homens responsáveis por pilotá-lo adormecerem
Na Indonésia, o piloto e o copiloto de um avião da companhia indonésia Batik Air que realizava um voo doméstico passaram cerca de meia hora adormecidos, o que levou a aeronave a sair de sua rota, colocando eles e os passageiros em perigo.
Conforme informações repercutidas pelo UOL, o piloto estava com sono por não ter dormido durante a noite anterior. Cerca de meia hora após o início da viagem, então, ele pediu que o copiloto assumisse o controle do avião enquanto ia tirar um cochilo. O segundo homem, contudo, acabou adormecendo enquanto estava cuidando da pilotagem.
Percebendo que a aeronave fazia uma trajetória que não havia sido planejada, o centro de controle aéreo do aeroporto indonésio de Jacarta tentaram contatar o avião, mas sem sucesso.
Foi apenas após esta situação se prolongar por 28 minutos que o piloto acordou e viu que seu copiloto estava dormindo. Ele então recolocou a aeronave na rota correta e respondeu os chamados da torre de controle. Vale mencionar que, além deles, havia 159 passageiros dentro do avião.
A companhia aérea Batik Air não chegou a informar o público se os funcionários envolvidos no caso serão punidos de alguma forma. O Comitê Nacional de Segurança nos Transportes (KNKT, na sigla original), está agora exigindo que a empresa reavalie suas medidas de segurança de forma a prevenir incidentes futuros.