Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Ataque a tiros em escola na Áustria deixa 9 mortos e outros feridos

Nesta terça-feira, 10, a polícia austríaca realizou operação em escola da cidade de Graz, após denúncias de disparos no local

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 10/06/2025, às 07h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escola em que ocorreu ataque em Graz, na Áustria - Reprodução/Google Street View
Escola em que ocorreu ataque em Graz, na Áustria - Reprodução/Google Street View

Nesta terça-feira, 10, os habitantes da cidade de Graz, a segunda maior da Áustria, localizada no sudeste do país, se chocaram com a notícia de que foi registrado um ataque a tiros em uma escola local. O episódio terminou com pelo menos nove mortos e diversos feridos, informaram as autoridades e a mídia local.

Após os disparos serem ouvidos, policiais, unidades especiais e helicópteros foram enviados para responder ao ataque. Foi então que o Ministério do Interior e a polícia confirmaram os vários mortos e feridos — porém, o número total ainda é incerto. A emissora estatal confirmou que entre os feridos estão alunos e professores.

Elke Kahr, prefeita de Graz, se referiu ao ataque como uma "tragédia horrível", e na ocasião mencionou oito mortos, sendo um adulto e sete estudantes. Ela também informou que o autor do ataque está entre os nove mortos do total, e que diversas vítimas foram encaminhadas ao hospital.

Fritz Grundnig, porta-voz da polícia, afirmou à agência de notícias austríaca APA que o suposto autor do ataque teria sido um ex-aluno do colégio, e que tirou a própria vida em meio ao ataque, sendo encontrado morto no banheiro. Além disso, as autoridades também acreditam que ele agiu sozinho durante todo o crime.

A escola foi completamente evacuada, e agora as autoridades controlam a situação, informou a polícia de Estíria, estado em que Graz se encontra. Eles também esclareceram que responderam ao ataque após denúncia de "disparos ouvidos em um edifício", e que levaram os estudantes que não ficaram feridos a um ponto de encontro com os pais.

Agora, a Polícia Criminal está com uma investigação aberta, a fim de apurar detalhes sobre o caso e sobre a possível motivação do crime. Por enquanto, as autoridades ainda acreditam que o autor do ataque seja um ex-aluno, e que ele disparou em duas salas de aula.

População armada

Segundo a CNN, hoje a Áustria possui uma das populações civis mais fortemente armadas de toda a Europa. Segundo uma estimativa do Small Arms Survey, um projeto de pesquisa independente, há cerca de 30 armas de fogo para cada 100 pessoas no país.

Vale destacar que metralhadoras e armas de ação por bombeamento são proibidas por lá, mas a posse de revólveres, pistolas e armas semiautomáticas ainda é possível, embora somente com autorização oficial. Rifles e espingardas também são permitidos, contanto que exista uma licença de porte de arma ou de caça válida, ou então para membros de clubes de tiro tradicionais.