"Estávamos tão convencidos de que era um macho que nunca questionamos", disse o chefe do zoológico holandês
Em 1º de maio de 2020, o panda-gigante Fan Xing nasceu no zoológico de Ouwehands, na Holanda, se tornando o primeiro da espécie a nascer no país. Meses depois, o filhote passou por um breve exame médico, sem o uso de anestesia, para que a cria fosse devolvida à mãe o mais rápido possível.
Desde então, os veterinários que cuidam do panda haviam determinado que ele era macho. Erro crasso! A descoberta surpreendeu a todos após um exame de rotina, conforme repercutido pelo G1.
Ver essa foto no Instagram
"Fan Xing nos surpreendeu. Para nós, o sexo era algo que queríamos verificar durante um exame de saúde sob anestesia, só para ter certeza", explicou, em comunicado, José Kok, chefe do zoológico.
O profissional apontou que determinar o sexo de um panda-gigante não é uma das missões mais fáceis. Afinal, quando a espécie ainda é um bebê, ela não para de se mexer por um minuto.
Estávamos tão convencidos de que era um macho que nunca questionamos", declarou Kok a um programa de TV local.
Conforme apontado pela France Presse, até então, o panda-gigante passava por um tratamento especial no zoológico para fortalecimento de sua parte traseira, o que o ajudaria, futuramente, a se reproduzir sem maiores dificuldades. Apesar do equívoco, isso não é algo que afetará a saúde do animal.
Esta fêmea terá patas traseiras sólidas", brincou o chefe do zoológico.
Apesar de Fan Xing ter nascido e passado a vida toda na Holanda, ele será enviado, em breve, para a China. Tudo faz parte do planejamento de um programa internacional de reprodução.
Ver essa foto no Instagram