Barry Eugene Wilmore e Sunita Williams retornaram à Terra nesta terça-feira, 18, após missão que deveria durar 8 dias se transformar em 9 meses
Barry Eugene Wilmore e Sunita Williams, astronautas da Nasa com 62 e 59 anos respectivamente, retornaram à Terra nesta terça-feira, 18, depois passarem nove meses no espaço em uma missão que originalmente deveria durar apenas oito dias.
A cápsula Crew Dragon Freedom, da missão Crew-9, trouxe os dois de volta e "aterrissou" por volta das 18h57 (horário de Brasília), na Costa do Golfo da Flórida, nos Estados Unidos. Após o pouso, os norte-americanos foram resgatados por uma embarcação e levados em segurança para terra firme.
A viagem de retorno contou com o apoio do astronauta Nick Hague e do cosmonautaAleksandr Gorbunov, que haviam sido enviados à Estação Espacial Internacional (ISS) em setembro passado, levando dois assentos vagos na nave para garantir o transporte de Williams e Wilmore de volta à Terra.
Segundo informações do portal UOL, esta foi a terceira viagem da dupla ao espaço. Os astronautas partiram em 5 de junho de 2024 a bordo de uma cápsula Starliner, da Boeing, com previsão de retorno após oito dias. No entanto, problemas técnicos com a Starliner levaram a Nasa a considerar arriscado trazê-los de volta naquele momento, estendendo a permanência de ambos na ISS por muito além do planejado.
A estadia de Wilmore e Williams ultrapassou o período padrão de seis meses da ISS, chamando a atenção para o plano de contingência da Nasa e para as falhas técnicas do programa Boeing Starliner. A missão também ganhou contornos políticos, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cobrando um retorno mais rápido e responsabilizando o ex-presidente Joe Biden pelo que chamou de “abandono” dos astronautas na estação.
Ao todo, Wilmore e Williams passaram 286 dias a bordo da ISS. O trajeto de volta até o pouso na costa da Flórida durou cerca de 17 horas.