Vídeo divulgado pelo Museu Imperial, em Petrópolis, mostra o belo gabinete usado por Dom Pedro II; filmagem fascinou internautas
Publicado em 21/02/2024, às 12h52 - Atualizado em 24/02/2024, às 14h10
Aqueles que vão até Petrópolis, no Rio de Janeiro, podem visitar um ponto turístico fascinante: o Museu Imperial. Antiga casa de veraneio de Dom Pedro II e seus familiares, hoje a instituição preserva itens históricos que permitem uma verdadeira viagem no tempo.
No local, é possível conferir de perto a mobília da família imperial e itens pessoais. Nas redes sociais, o museu também chama atenção ao divulgar registros de objetos do acervo.
Recentemente, um vídeo que mostra o antigo gabinete utilizado por Dom Pedro II fascinou internautas.
No passado, o cômodo era utilizado pelo imperador para se concentrar nos estudos, leituras e também às cartas recebidas e enviadas para pessoas próximas e importantes da época, como intelectuais e cientistas.
À noite, o gabinete era novamente visitado a fim de observar o céu estrelado com seu 'óculo de alcance'", explica a publicação do Museu Imperial.
O gabinete do imperador também chama atenção por mostrar um antigo telefone, que, conforme o museu, ligava o Palácio de São Cristóvão à Fazenda Imperial de Santa Cruz.
"A relação de d. Pedro II com o aparelho data da Exposição Comemorativa do Centenário da Independência dos Estados Unidos da América, na Filadélfia, em 1876, quando conheceu a invenção", destaca a legenda.
@museu.imperial O gabinete do imperador ilustra sua paixão pela ciência. D. Pedro ll buscava o conforto e o silêncio para se dedicar aos estudos, às leituras e às cartas que recebia e enviava aos amigos, intelectuais e cientistas da época. À noite, o gabinete era novamente visitado a fim de observar o céu estrelado com seu “óculo de alcance”. Observa-se o telefone que ligava o Palácio de São Cristóvão à Fazenda Imperial de Santa Cruz. A relação de d. Pedro II com o aparelho data da Exposição Comemorativa do Centenário da Independência dos Estados Unidos da América, na Filadélfia, em 1876, quando conheceu a invenção. Próximo às janelas, além do óculo de alcance, estão vasos de porcelana com retratos de d. Pedro II e d. Teresa Cristina. #museuimperial#museusr#petropolis#museum#imperialmuseum♬ som original - Museu Imperial
O vídeo fascinou internautas na rede social Tiktok. "Tão lindo, tão perfeito", comentou uma conta. "é lindo, era o meu lugar favorito na infância e me ensinou a amar história, querer conhecer a história dos antigos moradores...", escreveu outro internauta.