Minissérie da Netflix sobre o ídolo brasileiro é aclamada pelo público, mas criticada pelo ex-piloto e rival de Ayrton Senna
Lançada em novembro de 2024, a minissérie 'Senna', foi um fenômeno de audiência e crítica em escala global. A produção, que narra a trajetória de vida e a carreira do icônico piloto brasileiro Ayrton Senna, alcançou o posto de série de língua não inglesa mais assistida da Netflix em sua semana de estreia.
Apesar do sucesso, a série não agradou a todos. O ex-piloto Alain Prost, tetracampeão mundial de Fórmula 1 e histórico rival de Senna nas pistas, expressou críticas à produção, questionando a forma como o piloto é retratado e apontando uma suposta "falta de sensibilidade".
Em entrevista à rádio francesa RMC, Prost afirmou: "Tenho certeza de que Ayrton não gostaria, principalmente porque mostra falta de sensibilidade. Não deveríamos contar coisas que não são verdade". O ex-piloto também criticou a produção por priorizar o "espetáculo" em vez de outros aspectos.
"Se algo tem que ser feito comercialmente, não é certo fazê-lo em nome de Senna. Eu não gosto e não aceito isso", concluiu o francês à RMC.
Essa não é a primeira vez que Prost critica produções sobre Senna. Em 2010, após o lançamento do documentário 'Senna', ele já havia expressado sua insatisfação com a forma como sua rivalidade com o piloto brasileiro foi retratada.
"Estou chateado com o filme que foi feito. Eles poderiam ter contado uma história fabulosa, porque houve o que aconteceu quando estávamos competindo e depois que me aposentei. O filme alega que sua última mensagem 'Sinto sua falta, Alain' era falsa. Bem, acho que o filme era falso", disse Alain à RMC.
A minissérie 'Senna' mergulha em momentos cruciais da vida de Ayrton Senna, tanto nos aspectos pessoais quanto profissionais. O público acompanha seus relacionamentos com Xuxa e Adriane Galisteu, o casamento com Lilian Vasconcellos e, claro, as emocionantes vitórias nas pistas.
A produção também revela episódios curiosos de sua carreira, como a corrida em que ele usou fita adesiva no radiador do carro para vencer e a vez em que triunfou com apenas uma marcha funcionando, mostrando sua genialidade e perseverança.
Embora tenha uma dose de ficção, muitos dos acontecimentos mostrados na minissérie são verídicos. No entanto, alguns personagens e situações foram criados para fins narrativos, como a jornalista Laura Harrison e o romance do piloto com uma princesa de Mônaco.
A produção contou com o apoio da família, que já trabalhava no projeto há vários anos. A produção, que tem seis episódios, está disponível na Netflix.