Filme de Walter Salles concorrerá na categoria Melhor Filme de Língua Estrangeira, marcando a primeira indicação do Brasil em duas décadas; entenda!
Na manhã desta segunda-feira, 9, foi anunciado que o longa brasileiro 'Ainda Estou Aqui' foi um dos indicados a categoria Melhor Filme de Língua Estrangeira no Globo de Ouro 2025. Assim, uma produção brasileira volta a concorrer nessa categoria após duas décadas. A última indicação recebida por um filme nacional foi com 'Diário de Motocicleta', em 2005.
'Ainda Estou Aqui' concorrerá contra 'Tudo Que Imaginamos Como Luz', 'Emilia Pérez', 'A Garota da Agulha', 'The Seed of the Sacred Fig' e 'Vermiglio', conforme repercutido pelo G1.
Essa, porém, não é a única indicação do filme no Globo de Ouro. Afinal, a atriz Fernanda Torres também concorrerá ao prêmio de Melhor Atriz de Filme de Drama contra Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet.
+ Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme
O novo filme de Walter Salles, 'Ainda Estou Aqui', que conta com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello e outros nomes de peso no elenco, resgata a história da Família Paiva.
Em janeiro de 1971, o ex-deputado Rubens Paiva, cassado pelo regime, foi levado de sua casa, no Rio de Janeiro, até Destacamento de Operações de Informações (DOI). Torturado e morto no local, o corpo de Rubens Paiva jamais foi encontrado.
Uma das perdas mais emblemáticas causadas pela Ditadura, o destino de Rubens só foi conhecido, em partes, por conta da luta de sua esposa, Eunice Paiva, que clamou por Justiça enquanto cuidava dos cinco filhos e enfrentava o Alzheimer.
Por conta de todo o sucesso internacional que vem fazendo, 'Ainda Estou Aqui' tem grandes chances de representar o Brasil no Oscar de 2025. A expectativa é que a produção possa concorrer na categoria Melhor Filme Estrangeiro.
Entretanto, não seria nenhum absurdo se Fernanda Torres também conquistasse uma vaga na disputa de Melhor Atriz, visto os diversos elogios que vem recebendo. O The Guardian considerou sua atuação como "gloriosa"; já o Screen Daily a descreveu como "magnífica". Por fim, o Deadline fez lobby por sua indicação.
No dia 17 de dezembro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), dos Estados Unidos, divulga a lista dos pré-selecionados nas principais categorias — e a expectativa é que 'Ainda Estou Aqui' possa estar em alguma delas.