Manoel Angelim Dino e Maria de Sousa Dino, juntos há 84 anos, celebram amor, família e reconhecimento no Guinness World Records
O amor cearense de Manoel Angelim Dino e Maria de Sousa Dino transcendeu décadas e fronteiras, sendo oficialmente reconhecido na última sexta-feira, 14, como o casamento mais duradouro do mundo, segundo o Guinness World Records.
Juntos há 84 anos e 86 dias, Manoel, de 105 anos, e Maria, de 101 anos, personificam a força do matrimônio e a beleza da união. Em 2024, o casal celebrou a união, marco de uma trajetória construída sobre o amor, a família e a perseverança.
O título de casal vivo com o matrimônio mais longevo do mundo foi registrado em 5 de fevereiro pela LongeviQuest, grupo de pesquisadores referência no monitoramento de supercentenários. A união do casal, oficializada em 20 de novembro de 1940 em uma capela de Boa Viagem, Ceará, se torna um farol de esperança e um testemunho do poder do amor.
A história de Manoel e Maria se iniciou em 1936, quando se conheceram durante trabalhos na agricultura. O amor, no entanto, floresceu alguns anos depois, em 1939, quando um reencontro despertou a paixão no cearense.
Após um ano de desafios e superação, eles trocaram alianças e construíram uma linda família, com 13 filhos, 55 netos, 54 bisnetos e 12 tataranetos.Valéria Angelim, neta do casal, compartilhou ao G1 a emoção de ver seus avós receberem o reconhecimento por sua união.
"Após o casamento, eles trabalharam juntos na agricultura, na produção de fumo de rolo, para criarem os filhos, e assim venceram. Com sacrifício, criaram todos sem passar grandes necessidades. Me sinto honrada e feliz por ser descendente, por estar com eles toda a minha vida", contou Valéria ao G1.
Em 2023, o G1 conversou com a família durante as bodas de begônia do casal. Na ocasião, Maria compartilhou o segredo para um casamento duradouro: o amor.
"Dona Maria disse que admira a coragem, o comprometimento com a família e o amor que Angelim sempre teve. Acima de tudo, admira o compromisso com os votos feitos no altar no dia do casamento", ressaltou Valéria.
Aos 105 anos, Manoel se encontra com dificuldades de locomoção, mas sua saúde permanece estável, sem necessidade de medicação. Maria, aos 101 anos, também enfrenta limitações de movimento após uma fratura no fêmur, mas se mantém saudável com o uso de medicamentos para pressão.
A família planeja celebrar as bodas de girassol do casal em novembro de 2025, com uma festa intimista para preservar a saúde e o bem-estar do casal.