No ano de 2019, os parentes foram reconhecidos pelo Guinness World of Records e deixaram um conselho para os mais novos. Confira!
De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal português Paivense, em fevereiro de 2021, a cidade de Santa Maria da Feira, em Portugal é palco para um recorde mundial. Já que nessa região — localizada ao norte do país — vivem os irmãos mais velhos do mundo.
Trata-se de Albano Ferreira Andrade e Alberto Andrade, os homens têm respectivamente 111 e 109 anos e foram reconhecidos por sua longevidade pelo Guinness — o livro dos recordes, em 2019. Juntas, as idades de ambos somam impressionantes 220 anos.
Cumplicidade
Os irmãos Andrade contam em entrevista ao Guinness, que sempre estiveram juntos e que se dão bem até hoje. Os familiares cultivam uma relação próxima desde a infância.
Com dois anos de diferença, os homens viveram muita coisa juntos e sempre estiveram um ao lado do outro nos melhores e piores momentos.
Alberto revela que brigas e problemas não têm vez nessa relação: “Nós não discutimos nem nada”, conta o irmão mais novo. “Nós somos amigos, sempre fomos amigos, como somos hoje”, afirma Albano Ferreira, em entrevista realizada em 2019.
O segredo da longevidade
Segundo revelado na publicação, os irmãos centenários estão lúcidos e continuam muito ativos, na medida do possível. Os parentes revelaram que ainda se interessam pelas mesmas coisas que despertavam a curiosidade de ambos na juventude.
Os dois sempre se interessaram pelas novidades que acontecem no país e na cidade onde moram. Por isso, os irmãos afirmam que continuam atualizados sobre as notícias de Santa Maria da Feira até hoje, já que ambos mantêm o hábito de ler o jornal todos os dias.
Os Andrade sabem que tamanha longevidade combinada com a perspicácia que eles apresentam pode impressionar e gerar curiosidade sobre um possível “segredo” para conseguirem chegar bem aos 111 e 109 anos de idade.
Contudo, os irmãos nunca disseram que existe mesmo uma ‘fórmula’ para vivenciar a velhice com disposição, mas, deixaram conselhos para aqueles que querem chegar aos 100 anos com saúde e lucidez.
Para Albano — o irmão mais velho — é importante “não comer em excesso”. O homem afirma que a partir de sua experiência, ele notou que também é importante tomar cuidado com o consumo exagerado de álcool e no geral “se comportar bem” é sempre válido.
Com saúde e completamente conscientes de suas ações e pensamentos, os irmãos acreditam que ainda tenham vida pela frente. Durante a entrevista para o Guinness, Alberto revela seu desejo emocionado: “Depois de todos esses anos, peço a Deus para a gente continuar vivendo por mais algum tempo”, finaliza.
Sabe-se que o Governo da cidade onde os irmãos vivem em Portugal, planeja uma comemoração em homenagem aos habitantes, pela longevidade impressionante dos cidadãos mais ilustres da região.
+Saiba mais sobre outros feitos extremos por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
Guinness World Records 2020, de Guinness World Records 2020 (2019) - https://amzn.to/2BsnJW3
Guinness World Records 2020 (Edição Inglês), de Guinness World Records 2020 (2019) - https://amzn.to/3eJEtX7
Guinness World Records, de Vário Autores (2016) - https://amzn.to/2BuEVKJ
Guinness World Records 2019, de Vário Autores (2018) - https://amzn.to/2UjI0DZ
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W