O filme revolucionou os efeitos especiais, e os bastidores revelam histórias tão impressionantes quanto os dinossauros que vemos na tela
Quando Jurassic Park estreou em 1993, o público ficou boquiaberto com a sensação de realismo dos dinossauros e com a tensão criada pelo diretor Steven Spielberg.
O filme não só redefiniu a indústria dos efeitos visuais, como também se tornou um fenômeno cultural que gerou uma das maiores franquias do cinema. Mas por trás das câmeras, a equipe enfrentou desafios e situações inusitadas para dar vida a esse clássico. Confira cinco curiosidades surpreendentes sobre os bastidores de Jurassic Park:
Embora “Jurassic Park” dure mais de duas horas, os dinossauros ocupam só cerca de 15 minutos de tela. A equipe de Stan Winston, responsável pelos animatrônicos, espalhou essas cenas de forma tão eficaz que o público sai do cinema achando que viu dinossauros o tempo todo. Steven Spielberg usou a mesma técnica de Tubarão: criar tensão mesmo quando a criatura não aparece.
O animatrônico do T-Rex, com 11 metros de comprimento e 5,5 metros de altura, foi tão descomunal que a equipe precisou elevar o teto e alargar portas na oficina de Stan Winston para construí-lo. Foi a primeira vez que algo nesse tamanho foi feito para um filme.
Como várias cenas do T-Rex envolviam chuva, o animatrônico, que não era à prova d’água, encharcava completamente. Depois de cada filmagem, equipes inteiras passavam horas espremendo água, usando secadores de cabelo e ventiladores para deixá-lo pronto para o dia seguinte.
Três semanas após o início das gravações no Havaí, o furacão Iniki atingiu a ilha de Kauai, obrigando elenco e equipe a se abrigarem. A experiência fortaleceu os laços entre todos, e Laura Dern lembra que isso os fez se sentir como uma verdadeira família.
Na famosa cena em que Lex (Ariana Richards) e Tim (Joe Mazzello) estão presos no carro, o T-Rex ficou tão próximo que quebrou um de seus dentes animatrônicos ao bater no vidro. Apesar do susto, ninguém ficou ferido — mas o T-Rex precisou de “atendimento odontológico” nos bastidores!