Anatomia de Uma Queda, abraçado pela crítica e indicado ao Oscar 2024, tem uma 'conexão' com o filme História de um Casamento
Uma das maiores surpresas das indicações ao Oscar 2024 é o filme 'Anatomia de uma Queda'. Na mais importante premiação de cinema dos Estados Unidos, o filme garantiu cinco indicações, incluindo 'Melhor Filme Estrangeiro' e 'Melhor Atriz.
No longa-metragem, o público acompanha a história da escritora alemã Sandra (Sandra Hüller) e o filho, Daniel (Milo Machado-Graner). A vida deles muda por completo quando Samuel, marido e pai, é descoberto morto na área externa da residência onde vivem, localizada nos Alpes, numa área remota. Como resultado, questionamentos surgem: foi uma queda ou um crime?
O filme, que impressionou os espectadores, conta com curiosidades fascinantes. Uma delas, por exemplo, é que o filme tem uma 'conexão' com 'História de um Casamento', lançado em 2019.
Durante entrevista à Picture House, Justine Triet, diretora, revelou que a cena em que a personagem Sandra discute com o marido, Samuel, foi inspirada numa briga intensa do casal de 'História de um Casamento'.
"Me inspirei em 'História de um Casamento', de Noah Baumbach, principalmente na cena da briga entre Adam Driver e Scarlett Johansson. Adoro o filme, acho o papel dela bem mais frágil que o dele. A cena da discussão em ‘Anatomia de uma Queda’ quase dialoga com essa cena. Pensei: 'Vou dar a esta mulher algumas coisas para responder", revelou Triet.
No filme, que concorre em cinco categorias do Oscar, a protagonista discute com o companheiro e afirma que ele não pode se considerar uma vítima, o que se difere de 'História de um Casamento'.
Nele, Nicole (Scarlett Johansson) e Charlie (Adam Driver) brigam, entretanto, quem desabafa, de fato, é o marido, enquanto a esposa escuta sem se comunicar intensamente.
Enquanto o filme Justine Triet pode ser assistido nos cinemas, o longa de Noah Baumbach, está disponível no catálogo da plataforma de streaming Netflix.