Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Kate Middleton

Efeito Streisand: Entenda o fenômeno por trás do sumiço de Kate Middleton

Desdobramentos do sumiço de Kate Middleton após cirurgia pode ser explicada através do Efeito Streisand; entenda o fenômeno

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 18/03/2024, às 16h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A princesa Kate - Getty Images
A princesa Kate - Getty Images

O nome Kate Middleton ainda é um dos mais comentados entre internautas nesta segunda-feira, 18. Após passar por uma cirurgia abdominal em janeiro, a esposa do príncipe William se afastou de atividades oficiais, iniciando uma série de rumores e teorias conspiratórias nas redes sociais. 

A medida que novas informações são publicadas, se torna mais evidente o chamado Efeito Streisand em torno do caso. O fenômeno social investiga que, quando são 'escondidas' informações sobre um tópico 'não tão urgente', o interesse do público se intensifica. 

O fenômeno em questão se relaciona com a cantora e atriz Barbra Streisand. Em 2022, a artista se incomodou quando os ambientalistas Kenneth e Gabrielle Adelman fizeram registros da erosão costeira na área em que ela residia. Isso porque as fotos, disponibilizadas de maneira gratuita, mostravam sua mansão. Assim, moveu uma ação judicial.

A cantora e atriz Barbra Streisand - Getty Images

As imagens, como explica o jornal The Independent, só foram acessadas seis vezes, incluindo Streisand, seus advogados e um vizinho. Além de perder o processo movido, ela pagou uma multa aos ambientalistas. 

Quando o caso foi divulgado ao público, os números de acessos das imagens aumentaram cada vez mais e viralizaram. Acreditando que protegeria sua vida íntima, a atriz acabou chamando ainda mais atenção. Assim, ela deu relevância a um tópico que não despertava tanto interesse assim. 

E Kate?

Algo semelhante acontece atualmente com a princesa de Gales. Com a agenda oficial cancelada enquanto se recupera, a esposa do príncipe William gera preocupação e teorias conspiratórias na internet.

Isso porque não foram divulgados maiores detalhes do procedimento e nem registros da nora do rei Charles III. Além disso, a situação tomou maiores proporções no último dia 10.

O perfil oficial da realeza divulgou uma imagem que mostra a nobre ao lado de seus filhos: George, Charlotte e Louis. No entanto, as agências de notícias revelaram que existiam manipulações digitais na imagem e a removeram de circulação. A informação também foi confirmada pela princesa. Como resultado, mais rumores tomaram conta das redes sociais.

Kate Middleton, atual princesa de Gales - Getty Images

Até o momento, o palácio divulgou que Middleton só deve retornar aos seus compromissos oficiais na Páscoa, sem maiores detalhes. Como era de se esperar, a falta de informações sobre uma cirurgia comum despertou ainda mais o interesse do público.

O jornal Sunday Times, com fontes próximas à realeza, informa que Kate e o príncipe William cogitam falar sobre a cirurgia e recuperação de Kate em breve para acabar com os rumores. Entretanto, não foram divulgados detalhes. O palácio também não se pronunciou.