Antes dos celulares, videogames e blocos montar, grandes multinacionais dos mais diversos ramos tiveram começos inesperados
Muitas das gigantes do mercado atual não nasceram com o mesmo foco que têm hoje. A Samsung, por exemplo, é referência global em smartphones e eletrônicos, mas seu início foi bem diferente: vendia peixe desidratado, vegetais e macarrão.
O mesmo aconteceu com outras empresas renomadas, como Sony e Nokia, que trilharam caminhos curiosos antes de se tornarem gigantes da tecnologia.
Em reportagem de 2023, o jornal britânico Daily Mail destacou algumas dessas histórias inusitadas. Confira:
Fundada em 1938 por Lee Byung-chul, na cidade de Daegu, Coreia do Sul, a Samsung começou como uma pequena empresa de exportação de alimentos, vendendo frutas secas, vegetais e peixes. Após a Segunda Guerra Mundial, expandiu-se para a produção de açúcar e tecidos, tornando-se referência na indústria têxtil.
Nos anos 1970, a empresa começou a investir no setor de eletrônicos, fabricando TVs, calculadoras e aparelhos de ar-condicionado. Em 1983, deu um grande passo ao abrir sua primeira fábrica de semicondutores, fornecendo chips para empresas americanas e japonesas.
Atualmente, a Samsung está entre as maiores empresas do mundo, com um valor de mercado de US$ 321 bilhões.
Muito antes de se tornar sinônimo de celulares robustos, a Nokia começou como uma fabricante de celulose em 1865, fundada pelo engenheiro Fredrik Idestam, no sudoeste da Finlândia. O nome veio do rio Nokianvirta, próximo às operações da empresa.
No século XX, a Nokia passou por fusões estratégicas, incluindo empresas de borracha (que fabricavam botas e pneus) e cabos elétricos, entrando no mercado de comunicações. Foi pioneira na telefonia móvel, lançando o telefone automotivo Mobira Senator, em 1982, e o portátil Mobira Talkman, em 1984.
Atualmente, a Nokia é um grande nome na infraestrutura de telecomunicações.
A primeira invenção da Sony foi uma panela elétrica de arroz feita de madeira, ainda sob o nome "Instituto de Pesquisa de Telecomunicações de Tóquio", em 1945.
O fundador, Masaru Ibuka, buscava criar um produto que aproveitasse a nova rede elétrica do Japão após a Segunda Guerra Mundial, mas a tecnologia ainda era instável.
"A panela elétrica de arroz, feita apenas por eletrodos de alumínio interligados que eram conectados ao fundo de uma cuba de madeira, era um produto primitivo. O resultado dependia muito do tipo de arroz usado e do peso da água", explica o site da companhia.
O primeiro grande sucesso da empresa veio em 1957, com o lançamento do rádio portátil TR-63. No ano seguinte, a companhia adotou o nome Sony Corporation – uma combinação de ‘sonus’ (som, em latim) e ‘sonny’ (jovem, em inglês), simbolizando inovação e criatividade.
Hoje, a Sony é uma potência no entretenimento e na tecnologia, dominando mercados de áudio, vídeo e games.
Fundada em 1946 no Havaí sob o nome Service Games, a Sega começou fornecendo máquinas de caça-níqueis para bases militares americanas. Com o tempo, expandiu seus negócios, comprando e relançando máquinas de jogos sob a marca Sega Bell, especialmente no mercado asiático.
Nos anos 1970, a Sega entrou no ramo dos games, lançando uma versão própria de Pong, da Atari. Na década de 1980, passou a competir diretamente no setor de fliperamas e, mais tarde, nos consoles de videogame.
Hoje, a Sega é um dos maiores nomes do setor de jogos eletrônicos, responsável por franquias de sucesso como Sonic the Hedgehog.
A maior empresa do ramo de blocos de montar teve sua origem já no setor de brinquedos. Porém, com uma diferença notável: ao invés do plástico, a madeira era a matéria-prima de seus produtos.
Fundada em uma Europa Entre-Guerras de 1932, na Dinamarca, a empresa de Ole Kirk Kristiansen se dedicava à produção de brinquedos em madeira. A palavra Lego vem da expressão dinamarquesa 'leg godt' ("brinque bem", em tradução livre).
A Lego teve um começo promissor, até que um incêndio atingiu a produção no emblemático ano de 1942. O prejuízo arrebatador quase fez a empresa falir, mas também foi o passo inicial rumo à descoberta de um novo modelo de brinquedos: os blocos de montar — feitos de plástico — lançados em 1958.
A empresa dos bloquinhos chegou às terras tupiniquins em 1986, mas foi no começo dos anos 2000 que a Lego se tornou um sucesso comercial no Brasil, bem como ao redor do mundo.
Hoje, ela lidera com margem o mercado de brinquedos, tendo trabalhado com diversas franquias do entretenimento como Marvel, Star Wars, Indiana Jones, Piratas do Caribe e Harry Potter.