Venenos
que já foram usados
como remédio
Entre coisas potencialmente letais recomendadas pelos doutores do passado, estão tabaco, heroína e mercúrio.
O álcool causa dependência química pior que cocaína ou heroína — sua síndrome de abstinência, pode ser letal. A princípio, a bebida era usada para diluir os medicamentos, que não passavam de infusões ou chás misturados.
O grande vilão da epidemia de obesidade atual passou a fazer parte das receitas culinárias por volta do século 15. O açúcar era utilizado somente para tratar doenças ligadas à fraqueza.
De mãos dadas com o açúcar, surgiu a invenção do americano John Pemberton, de Atlanta. Em 1886, ele pesquisava a cura para dores de cabeça e chegou a uma fórmula escura e espessa, contendo extrato de cocaína.
O pó de Escobar é um anestésico local e também um estimulante de ação rápida, que é a razão porque se tornou uma droga recreativa. No século 19, foi usada como no remédio para dor de dente.
Sintetizada pela primeira vez em 1874, a diacetilmorfina é 150% mais potente que a morfina nasceu em laboratórios. A Bayer patenteou o nome e passou a vendê-la como uma versão menos viciante da morfina.
TEXTO: Alana Sousa
revisão: Alana Sousa
Edição: João PEdro Romanelli
FOTOS: Pixabay