Veja 5
curiosidades sobre
Os Trapalhões
O clássico programa de comédia foi ao ar por três décadas, entrando no Guinness Book como quadro de comédia que durou mais tempo no mundo.
Além dos 30 anos de programa, segundo o projeto Memória Globo, “Os Trapalhões” foi reprisado inúmeras vezes na Globo. Ela já substituiu, na programação do canal de televisão, novelas, programas, entre outros.
O nome “Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgina Mufumbo” surgiu durante uma esquete, pensado por Renato Aragão. Mauro Gonçalves recebeu a designação de Zacarias em homenagem a um galo. Dedé era um apelido e, Mussum, uma espécie de peixe.
Assistido por Carlos Drummond
Ao longo das três décadas de programa e reprises sem fim, Os Trapalhões sofreu preconceito por parte da população. No entanto, esse contexto sofreu uma mudança devido a uma pessoa importante: Carlos Drummond de Andrade.
Outra vez que a série foi relembrada foi quando Chico Anysio, no documentário O Mundo Mágico dos Trapalhões (1981), narrou que o grupo de trapalhões era como uma “pílula alienante para as agruras do país”.
Em 18 de março de 1990, há pouco mais de 31 anos, morria Mauro Faccio Gonçalves, o Zacarias. Em 29 de julho de 1994, Antônio Carlos Bernardo Gomes, o Mussum, faleceu. Após os óbitos, o programa não decolou e chegou ao fim em 1997.
TEXTO: Isabela Barreiros
revisão: alana sousa
Edição: JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos: Divulgação