Sara Forbes
Bonetta,
a africana dada de presente
à rainha Vitória
A nigeriana ficou órfã e quase foi vítima de sacrifício humano aos cinco anos de idade, sendo levada à Inglaterra pouco tempo depois por um capitão britânico.
Aina, que ficou conhecida como Sara Forbes Bonetta, nasceu em 1843 em Oke-Odan, na Nigéria. Ela era membro da família real da tribo Egbado, mas sua vida foi muito mais difícil que se possa imaginar.
Órfã e ameaçada de se tornar escrava, Aina foi resgatada pelo capitão britânico Frederick E. Forbes. O homem decidiu enviar a garota como um presente para a rainha Vitória; a monarca nomeou a criança com seu sobrenome.
Sara foi prontamente acolhida no Palácio de Windsor pelos membros da família real. Eles, então, passaram a financiar os estudos da garota, que foi enviada para uma escola na região de Freetown.
Quando completou 19 anos, no ano de 1862, Sara foi prometida ao capitão africano James Pinson Labulo Davies. Casados e morando na Nigéria, o casal teve três filhos.
A distância fez com que Sara e a rainha Vitória se afastassem, mas continuaram trocando cartas e eventuais visitas da africana. Forbes morreu aos 37 anos, após contrair tuberculose.
TEXTO: Isabela Barreiros
revisão: Alana Sousa
Edição: JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos: Wikimedia Commons