baleia mais
solitária do mundo
A intrigante história da
Blue, a baleia dos 52 Hertz, impressiona pesquisadores por sua voz única e comoveu a todos com
sua história de solidão.
Na Guerra Fria, durante um monitoramento marítimo, soldados americanos identificaram um som estranho, vindo do Pacífico Norte. Apesar de ser identificado como de uma baleia, o barulho era distinto de qualquer outro.
Em comparação com outros sons já captados, aquele era distinto e quase indecifrável. A frequência que as baleias cantam é entre 15 e 20 hertz; este animal, entretanto, cantava em 52 hertz.
A frequência é inaudível para os espécimes, assim, a ‘baleia de 52 hertz’ foi classificada como ‘a mais solitária do mundo’. As baleias são bichos sociáveis e usam sua voz para atrair outros membros da espécie,
como comunicação.
Não está claro se a 52 hertz é fêmea ou macho, alguns especialistas sugerem que seja um espécime masculino, baseado no consenso de que são os machos que cantam para atrair suas parceiras.
Para saber mais sobre a ‘Blue’, os biólogos marinhos teriam que a examinar. Apesar de sua frequência ter sido detectada por aparelhos, encontrar a baleia não é tão simples assim, mesmo que sua rota seja mapeada.
texto e revisÃo: Alana Sousa
EdiÇÃO: GUSTAVO CORREIA
Fotos: Divulgação/YouTube;
Divulgação/Pixabay