Bombas
da Segunda Guerra
que quase causaram
estragos na atualidade
De evacuação municipal a estouro em cozinha, os artefatos explosivos das batalhas mais mortíferas da história ainda causam pânico pelo mundo
Em dezembro de 2020, as autoridades de Frankfurt, na Alemanha, pediram que moradores deixassem sua casa para a desativaçã ode uma bomba de nada menos que 500 quilos.
Em 2020, arqueólogos localizaram a maior bomba da Segunda Guerra já encontrada no país, com 6 metros de comprimento e 2,4 toneladas só de explosivos. A desativação foi feita embaixo d’água.
Em junho de 2019, as autoridades alemãs não conseguiram conter uma bomba; em Limburg-Ahlback, os moradores locais ouviram um estrondo seguido de fortes vibrações, semelhantes às de um terremoto.
Em 2013, uma senhora de 65 anos encontrou em seu jardim um objeto metálico. Após lavá-lo na pia da cozinha, seu marido identificou como sendo uma bomba e entregou à polícia.
Um artefato explosivo foi encontrado por uma mulher, dessa vez em Deal, na Inglaterra. A britânica guardou o explosivo em sua cozinha e, dias depois, decidiu cutucá-lo; uma fumaça começou a sair e todos tiveram que evacuar o local.
TEXTo: Wallacy Ferrari
revisão: Alana Sousa
Edição: JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos: Divulgação