As mais
assustadoras
catástrofes ambientais
Confira 5 dos casos mais tétricos de negligência humana com a natureza
Contaminação mineral
(Espanha, 3000 a.C. até hoje)
Na Andaluzia, na Espanha, corre um rio que lembra uma das pragas bíblicas contra o Egito. Vermelho como sangue, o Rio Tinto é talvez o caso mais antigo de poluição conhecido. A coloração vem do ferro diluído na água, ácido como vinagre.
Fogo subterrâneo
(Centralia, Estados Unidos,
1962 até hoje)
Em Centralia, Pensilvânia, o asfalto das ruas racha com o calor do subsolo, deixando sair vapor e fumaça tóxica. A cidade é tão tétrica que se tornou modelo para a série de games e filmes Silent Hill.
Tsunami de Melado Explosão de tanque na Destilaria Purity (Boston, EUA, 1919)
Uma onda de quase 8 metros de altura destruiu prédios, uma estação de metrô, cavalos e pessoas. Se fosse uma tsunami, talvez tivesse acabado melhor: a onda era feita de melado de cana de açúcar.
Central Nuclear Fukushima I (Okuma, Japão, 2011)
Nem o Japão poderia estar preparado para o terremoto de 11 de março de 2011. Foi o pior da história do país e o quarto pior da humanidade. O tsunami causada pelo tremor, que chegou a 40 metros de altura.
Plataforma Deepwater Horizon (Golfo do México, 2010)
Em 20 de abril de 2010, um jato inesperado de metano subiu pelos canos da plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México, e se incendiou imediatamente, engolfando toda a construção, que foi ao fundo dois dias depois.
TEXTO: Alana Sousa
revisão: alana sousa
Edição: JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos: Divulgação e Wikimedia Commons