As fake news
mais perigosas
da História
Notícias falsas existem desde sempre. Estas são algumas das que mais fizeram vítimas.
Na tentativa de influenciar a opinião pública e aumentar as tensões sociais e políticas, a KGB e outros serviços de inteligência soviéticos geraram inúmeros boatos que propagaram em escala global.
Em 1937, os ouvintes do programa Hora do Brasil foram surpreendidos com o anúncio de um plano que detalhava um golpe comunista contra Getúlio Vargas. Era uma farsa criada por Olímpio Mourão, ex-general do Exército brasileiro
Os cristãos começaram a ser alvo de boatos quando o imperador Nero os responsabilizou pelo grande incêndio ocorrido em Roma. Insultos e acusações começaram a circular na sociedade.
Campanha de antivacinação
A polêmica em torno da vacina tríplice começou quando o médico britânico Andrew Wakefield criou uma farsa alegando que crianças desenvolveram o distúrbio neurológico após a dose. O homem era um vigarista que foi pago para criar a fake news.
Ao assumir o trono em 1774, Luís XVI teve que lidar com a reputação manchada do avô, o rei Luís XVI, que por sofrer de lepra, fora acusado de matar crianças para banhar-se com o sangue delas.
TEXTO: Thiago Lincolins
revisão: Alana Sousa
Edição: João PEdro Romanelli
FOTOS: Wikimedia Commons e Divulgação