Anarquistas
mais marcantes 

da História


O movimento anarquista possui correntes diferentes e até opostas, mas o objetivo ainda é uma sociedade sem Estado e desigualdades.


Piotr Kropotkin
- Anarco-comunismo


É considerado por muitos o fundador do anarco-comunismo pacifista. Geógrafo, tinha uma visão racionalista e organizada do anarquismo, em que a violência e os símbolos do anarquismo deveriam ser deixados de lado.


Pierre-Joseph
Proudhon - Mutualismo


Também ligado ao pacifismo, Proudhon (1809-1865) foi economista e teórico político que carregava uma descrença na revolução violenta, creditando a desobediência civil como método correto.


Mikhail Bakunin - Coletivismo


Um dos maiores nomes do anarquismo, o revolucionário russo tinha como principio norteador a noção de liberdade, onde os militantes de esquerda deveriam lutar sem cair na armadilha de se tornarem os próximos tiranos.


Lev Tolstoi
- Anarquismo cristão


Entrando para a História como um dos maiores escritores do mundo, Tolstói (foi um teórico do anarquismo. Pacifista vegano, entendia que um dos problemas da Rússia era a dominação da população por um Estado fundido à Igreja.


José Oiticica - Anarquismo no Brasil


Oiticica entrou para a História do Brasil por suas atuações em São Paulo em nome da melhoria da vida dos trabalhadores. Além disso, foi um dos principais nomes da organização das Escolas Anarquistas do ABC.


TEXTO: André Nogueira
 revisão:  alana sousa
Edição:  JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos:  Getty Images, Wikimedia Commons e Divulgação