Da tumba de Tutancâmon aos soldados de Terracota: Cerimônias funerárias sempre estiveram presentes na cultura de diversas civilizações e, algumas delas, foram tão bem preservadas que impressionaram diversos pesquisadores ao serem localizadas
Tumba de Tutancâmon, Egito (Século 14 a.C)
Encontrado no Vale dos Reis de Tebas pelo americano Howard Carter, em 1922, o túmulo de Tutancâmon estava repleto de artefatos que se destacavam pela riqueza e pela preservação.
Mausoléu do Imperador Qin, China (Século 3 a.C.)
A tumba foi encontrada em Xi’an, região central do país em 1974, por camponeses que perfuravam poços de água. Dentro foram encontrados 8 mil soldados esculpidos em terracota.
Tumbas Reais do Senhor de Sipán, Peru (século 3 d.C)
Ao investigar saqueadores de relíquias, o peruano Walter Alva encontrou a tumba do Senhor de Sipán, um governante mochica, descoberta em uma grande plataforma de adobe em 1987.
Tumbas Reais de Micenas, Grécia (16 a.C)
O alemão Heinrich Schiliemann achou as ruínas que seriam das míticas Troia e Micenas em 1876. Lá, encontrou túmulos circulares enormes dos antigos governantes da cidade.
Barco funerário de Sutton Hoo, Inglaterra (séculos 6 e 7 d.C)
A descoberta de um barco funerário em Sutton Hoo, na Inglaterra, revelou um tesouro da época do período entre os séculos 5 e 10 d.C. O achado mostrou detalhes da Alta Idade Média no país.
Texto: Rodrigo Valente e Juliana Sada revisão: Alana Sousa