5 peças
egípcias raras,
que não estavam no Egito
Embora exista uma campanha de repatriação dos importantes artefatos da civilização, muitos estiveram fora de seu país de origem.
Uma das mais importantes descobertas do Egito Antigo, a Pedra de Roseta, foi levada pelos soldados de Napoleão Bonaparte. Até hoje, a peça está exposta no Museu Britânico, em Londres, na Inglaterra.
Muitas estátuas do grande faraó Ramsés II foram encontradas ao longo dos séculos no Egito. Uma das estátuas de Ramsés, em que ele está sentado, já foi item do Museu Egípcio de Turim, na Itália.
Escavações no Egito revelaram uma estátua em tamanho real que acredita-se ser um dos arquitetos responsáveis pela construção da Grande Pirâmide de Gizé. O artefato foi levado para a Alemanha, onde está até hoje.
O busto da notável rainha egípcia Nefertiti, esposa do faraó Aquenáton, foi descoberto em 1912 por expedições de pesquisadores alemães. Hoje, ele está no Museu Neues, que fica em Berlim, apesar das tentativas de repatriação.
A Esfinge esconde segredos que, até hoje, não foram decifrados. O que sabemos de fato é que a barba da esfinge não está anexada em seu queixo, mas sim em Londres, no Museu Britânico.
TEXTO: Isabela Barreiro
revisão: alana sousa
Edição: JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos: Wikimedia Commons e Getty Images