5 obras sobre
a participação feminina
na ditadura militar
Saiba mais sobre o papel das mulheres durante o golpe que assolou o Brasil
Mulheres - Ditaduras e Memórias - "Não Imagine Que Precise Ser Triste Para Ser Limitante", de Susel Oliveira da Rosa (2013)
Por meio de uma linguagem singular, as autoras Nilce Azevedo Cardoso, Danda Prado e Flávia Schilling revelaram suas experiências pessoais durante o período.
Mulheres na luta armada: Protagonismo Feminino na ALN (Ação Libertadora Nacional), de Pedro Ernesto Fagundes (2018)
A obra de Maria Cláudia Badan Ribeiro mostra como essas militantes conseguiram conquistar seus espaços e impactar no modo de vida de um todo.
Anistia: das mobilizações das mulheres na ditadura militar às recentes disputas sobre o passado, de Pedro Ernesto Fagundes (2019)
A obra de Pedro Ernesto Fagundes aborda os 40 anos da Lei da Anistia e analisa o contexto autoritário do período ditatorial. Além disso, explica de forma objetiva a importância da participação feminina neste processo.
Heroínas desta História: Mulheres em busca de justiça por familiares mortos pela ditadura, de Carla Borges e Tatiana Merlino (2020)
O livro Heroínas desta História: Mulheres em busca de justiça por familiares mortos pela ditadura, de Carla Borges e Tatiana Merlino revela os bastidores da luta contra os militares e denuncia as atrocidades deste período.
Em Nome dos Pais, de Matheus Leitão (2017)
Na obra Em Nome dos Pais, Matheus Leitão denuncia as atrocidades que seus pais sofreram e exalta, ainda, a força e protagonismo de sua mãe, Míriam Leitão.
TEXTO: Victória Gearini
revisão: alana sousa
Edição: JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos: Divulgação