De assassinato a loucura: Apesar das vidas privilegiadas, alguns monarcas protagonizaram episódios terríveis durante o tempo no trono.
Maria I, de Portugal
A Rainha Louca tinha uma condição mental que a afastou do poder de Portugal. Na verdade, a rainha estava em profunda depressão, especialmente d epois da morte de membros de sua família e amigos.
Carlos VI, da França
Conhecido como Louco, Carlos subiu ao trono com 11 anos, mas só começou a governar com 21. Além de acreditar ser São Jorge, ele pensava ser de vidro e matou 4 cavaleiros em um acesso de raiva.
Carlos II, de Navarra
Carlos tinha uma popularidade baixa em Navarra, quando ficou debilitado, em 1386, as pessoas acreditavam se tratar de uma punição divina. Morreu queimado por acaso por uma de suas cuidadoras.
Sultão Ibrahim, do Império Otomano
A vida de Ibrahim se resumia a luxo e orgias. Seu prazer mais bizarro envolvia vacas, procurou por todo o império uma mulher que tivesse a vagina parecida com a do animal, e encontrou.
Ivan, o Terrível
Fundador do czarismo russo, Ivan Grozny era extremamente agressivo, com violentas crises de raiva que marcaram sua vida: espancou a nora grávida e matou seu filho e herdeiro, Ivan Ivanovich.
Texto: Caio Tortamano revisão: Alana Sousa FOTOS: Wikimedia Commons