5 filmes que retratam
episódios traumáticos 


do passado com leveza


Mesmo tratando de tragédias como a guerra, o genocídio e o autoritarismo, esses filmes são excelentes comédias que nos fazem pensar.


O Grande Ditador,
de Charles Chaplin
(EUA, 1940)


Nessa que é uma das mais famosas obras de Charles Chaplin, uma sátira política é conduzida para a realização de uma profunda crítica à lógica da Guerra e à brutalidade do nazismo e do culto a Hitler. 


Capitão Falcão,
de João Leitão
(Portugal, 2015)


O objetivo principal do filme, além de te arrancar risadas, é nos fazer refletir sobre os absurdos existentes na cabeça de um fascista. Um super-herói militar precisa proteger o ditador português, Antônio Salazar.


Os Saltimbancos
Trapalhões, de
J. B. Tanko (Brasil, 1981)


Se passando num circo, essa adaptação do clássico italiano pode parecer uma comédia despretensiosa, mas trata de temas polêmicos. Há uma forte crítica à Ditadura Militar e à sociedade brasileira.


A Vida é Bela,
de Roberto Benigni
(Itália, 1997) 


O filme conta a história de Guido, um judeu italiano que constitui sua família junto com Dora na Toscana, bem na época em que o nazi fascismo ascende na Europa. 


La Vaquilla,
de Luís Garcia-Berlanga (Espanha, 1985)


Ambientado na Guerra Civil Espanhola, essa é história de um grupo de soldados republicanos legalistas que se infiltram em uma Zona Rebelde (franquista) numa missão que parece sem pé nem cabeça.

TEXTO:  André Nogueira
 revisão:  alana sousa
Edição:  JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos:  Getty Images