Uma das mulheres mais importantes de nossa História viveu um relacionamento conturbado com dom Pedro I
A infância pelo Estado
Leopoldina foi ensinada que deveria servir ao Império. Assim, seus dias eram repletos de atividades rigorosas e pontuais. Aos 20 anos ela foi prometida a Pedro de Alcântara, para selar uma aliança entre Áustria e Portugal.
Cerimônia sem noivo
O casamento com Pedro I não ocorreu como qualquer outro, o imperador do Brasil não esteve presente no matrimônio, e foi representado por Carlos, tio de Leopoldina. Eles só se encontraram quando completaram cinco meses de união.
Traições
A Imperatriz teve de lidar desde sempre com as traições do marido, principalmente depois que ele conheceu sua amante principal, Domitila de Castro. Além disso, Leopoldina foi obrigada a conviver com a filha bastarda do imperador.
Problemas no casamento
or diversas vezes Maria Leopoldina sofreu agressões do marido. Ela não só era destratada em público, como era agredida fisicamente até mesmo na frente dos filhos. Maria da Glória — uma de suas filhas — chegou a testemunhar o ocorrido.
O fim
Durante um compromisso público, a Imperatriz, que estava grávida, começou a ter febre e convulsionar, o que acarretou em um aborto. A pior parte dessa história é que neste mesmo dia, perto de completar 30 anos, ela veio a falecer.