Uma das figuras mais marcantes do Egito Antigo até hoje é reverenciada por sua beleza exuberante e seu reinado de luxo e poder. Mas será que era realmente assim?
Cleópatra não era egípcia
Cleópatra tinha raízes na Grécia macedônia. Apesar de não ser egípcia, ela adotou costumes antigos de seus pais e foi o primeiro membro de sua linha a aprender o idioma egípcio.
Versão Hollywoodiana
É consenso que ela ficou mais conhecida por seu intelecto do que pela aparência. Cleópatra falava até muitos idiomas e tinha conhecimentos de matemática, filosofia, oratória e astronomia.
Entrada triunfal
Quando foi convocada para conhecer Marco Antônio, em 41 a.C., Cleópatra teria chegado em uma barcaça dourada adornada com velas roxas e movidos com remos de prata, maquiada como Afrodite.
Batalha naval
Em 32 a.C, o senador romano Otaviano declarou guerra contra Cleópatra. Ela liderou pessoalmente dezenas de navios de guerras egípcias na briga ao lado da frota de Marco Antônio.
Morte misteriosa
Cleópatra e Marco Antônio tiraram a própria vida em 30 a.C.. Enquanto se diz que Marco Antônio se apunhalou no estômago, o método de suicídio da rainha permanece um mistério.
TEXTO: Fabio Previdelli REVISÃO: alana sousa EDIÇÃO: mariana calheiros