5 ensinamentos
da primeira enfermeira
da História
Nascida em 1820, a britânica Florence Nightingale não só revolucionou a enfermagem como desenvolveu técnicas que, ainda hoje, ajudam a salvar a vida de milhares de pessoas
Em seu livro ‘Notas sobre enfermagem’, de 1860, ela escreveu que: "toda enfermeira deve ter o cuidado de lavar as mãos com muita frequência durante o dia. Se o rosto dela também, tanto melhor”.
Durante a Guerra da Criméia, Florence também alertou para a necessidade de esterilizar itens médicos e outras partes dos hospitais.
Assim como muitos especialistas em saúde pública da sua idade, Nightingale considerava o lar um local crucial para intervenções de prevenções de doenças.
Além dos cuidados técnicos, Florence Nightingale entendia que era importante tratar os pacientes de uma maneira mais positivista, sempre os mantendo ocupados e operantes.
A enfermeira e seus famosos diagramas de estatísticas, mostravam, por exemplo, a alta proporção de mortes causadas por determinadas doenças em oposição as mortes por feridas de batalha.
TEXTo: Fabio Previdelli
revisão: Alana Sousa
Edição: JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos: Wikimedia Commons