5 curiosidades
sobre nomes
da literatura brasileira
Conheça os eventos trágicos e heróicos nos quais escritores brasileiros estiveram envolvidos.
Um detalhe desconhecido das primeiras impressões do Brasil por Pero Vaz de Caminha é que ele não era o escrivão oficial da frota - o ocupante desse cargo, era um homem que faleceu durante a viagem através do oceano.
Nísia Floresta (1810 - 1885) foi parte de um dos grandes marcos de nossa literatura, ao se tornar a primeira mulher a publicar um livro no Brasil. Um de seus temas era justamente o machismo da sociedade brasileira.
O poeta parnasiano Olavo Bilac (1865 - 1918), como a autora acima, também inaugurou algo que nunca havia sido feito por aqui: o escritor esteve envolvido no primeiro acidente de carro ocorrido no Brasil.
Euclides da Cunha teve uma morte trágica: ele foi morto durante uma troca de tiros com o amante de sua esposa, Dilermando. Seu filho, Euclides da Cunha Filho, também foi morto pelo mesmo homem, quando tentou vingar a morte do pai.
Guimarães Rosa também foi um verdadeiro herói da vida real ao ajudar sua esposa a trazer para o Brasil quase uma centena de judeus presos na Alemanha nazista.
TEXTO: Ingredi Brunato
revisão: alana sousa
Edição: JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos: wikimedia Commons