Manifestantes protestando contra a violência as mulheres, em Bruxelas, em 24 de novembro de 2019 - Getty Images
Entretenimento

Obra Violência Contra Mulheres: Dê um Basta! de Jô Ramos, denúncia feminicídio

Celebrado em 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres cobra por políticas públicas capazes de resolver este problema

Victória Gearini Publicado em 25/11/2019, às 20h00

No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. O objetivo desta data é denunciar o feminicídio e exigir – de todos os países – políticas públicas eficazes para resolver este problema. O livro Violência Contra Mulheres: Dê um Basta! de Jô Ramos retrata esta temática de forma clara e documental.

Crédito: Editora ZL

Lançado em 2015 pela Editora ZL, a obra da jornalista e fundadora do Movimento Defesa da Mulher, é um grito de desabafo contra as mortes de mulheres brasileiras. O intuito da escritora é mostrar as altas estatísticas e a banalização do assunto no país.

Jô Ramos mostra como a violência contra a mulher é uma afronta aos direitos humanos e reforça que merece ter maior visibilidade e medidas para combater esta trágica realidade.

Na obra, também é possível encontrar o endereço e contato de todas as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher e Casas Abrigo existentes no Brasil, com o intuito de facilitar as denúncias.

Há ainda um manual com o passo a passo dos procedimentos que devem ser feitos em casos de agressões. Para exemplificar sua narrativa, ela utilizou depoimentos de vítimas, entrevistou uma especialista em direitos da mulher e reconstruiu a história de Maria da Penha.

Estipulada em 2006, a Lei Maria da Penha mudou o cenário legislativo brasileiro e representa um avanço nos direitos humanos da mulher. No entanto, a autora reforça que mesmo assim houve um aumento de assassinatos, estupros e agressões no país. Portanto, para Jô Ramos é importante que as mulheres conheçam seus direitos e as leis que as protegem.


Saiba mais sobre esta e outras obras que envolvem esta temática: 

1. Violência Contra Mulheres: Dê um basta!, de Jô Ramos (2015) - https://amzn.to/37CD9mc

2. A Violência Contra a Mulher, de Ilana D. M. da Cunha Lima, José Flôr de M. Júnior e Daniel Guimarães (2017) - https://amzn.to/35AdcSA

3. Violência Contra Mulheres. A Vulnerabilidade Feminina e o Perfil dos Agressores, de Adriana Maria Bigliardi (2018) - https://amzn.to/2XKvQo1

4. Violência Contra A Mulher, de Dominique de Paula Ribeiro (2013) - https://amzn.to/2KQR2Uc

5. Meu corpo não é seu: Desvendando a violência contra a mulher, de Think Olga (2014) - https://amzn.to/2pRfNs3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

História feminismo livro obra mulher violência Lei Maria da Penha Editora ZL Dia Internacional Jô Ramos

Leia também

Como um trauma na vida de Walt Disney pode ter influenciado muitos de seus filmes


Mitologia: 8 livros para adentrar em histórias fascinantes


Confira 5 boxes de sucesso para adquirir por bons preços na Amazon


Conheça 10 títulos literários em oferta que vão te interessar


7 obras sobre os bastidores da família imperial brasileira


Os piores terremotos da história: confira 5 livros que abordam o tema