Imagem meramente ilustrativa - Divulgação
Guerras

A lenda de Juba, o atirador de elite fantasma da resistência iraquiana

Em 2005 brutais vídeos do suposto comandante começaram a circular na Internet e nos veículos de televisão

Victória Gearini Publicado em 29/05/2020, às 08h48

Juba é o pseudônimo utilizado para se referir a um suposto atirador de elite que atuou na Guerra do Iraque. Na época, uma série de vídeos vinculados a imagem de Juba foram divulgados, onde ele alegava ter matado mais de 37 soldados norte-americanos. No entanto, este atirador nunca foi identificado, e até hoje não é possível afirmar se Juba tenha realmente existido ou se foi um personagem criado para uma propaganda terrorista.

O atirador de elite ficou famoso após uma série de vídeos on-line terem sido disseminados na internet e nos veículos de televisão. Durante as gravações, é possível observar uma grande habilidade em acertar o alvo, a uma distância de mais de mil metros. Tal fato levou muitas pessoas a questionarem a veracidade dos clipes.  

Vinculação dos vídeos na mídia

Na época, era comum que soldados iraquianos gravassem os conflitos, por meio de câmeras digitais fixadas em suas armas. Acredita-se, portanto, que Juba teria captado cenas reais das operações realizadas contra o governo dos Estados Unidos.  

Militares iraquianos durante treinamento / Crédito: Wikimedia Commons

 

O primeiro vídeo foi divulgado em novembro de 2005, e mostrava soldados estadunidenses sendo brutalmente assassinados por membros atribuídos ao grupo insurgente sunita Exército Islâmico no Iraque. No começo da gravação, Juba avisou o que aconteceria nos próximos minutos do vídeo. "Eu tenho nove balas nesta arma, e tenho um presente para George Bush. Vou matar nove soldados. Estou fazendo isso para os telespectadores assistirem. Deus é maior. Deus é maior", disse Juba nas filmagens.

Em 2006, um vídeo contendo uma entrevista com o suposto comandante da divisão de franco-atiradores de Bagdá foi distribuído pela Internet. Durante as filmagens, é possível avistar homens sendo treinados para se tornarem atiradores de elite. O comandante explica, ainda, que seu exército foi treinado a partir dos ensinamentos do livro The Ultimate Sniper, do major aposentado e do atirador do Exército dos EUA, John Plaster. Logo em seguida, aparecem imagens de inimigos sendo torturados e mortos.

Militares iraquianos em desfile realizado em 2008 / Crédito: Wikimedia Commons

 

Um ano depois o vídeo intitulado Juba - The Baghdad Sniper 3 foi lançado à Internet, com uma produção aprimorada e em alta qualidade, sendo disponibilizado em nove idiomas. Já em 2008, o quarto e último vídeo, chamado Juba - The Baghdad Sniper 4 foi divulgado em um site supostamente ligado a sua figura.

O que se sabe sobre Juba 

Pouco se sabe sobre este personagem, o que contribuiu para torná-lo uma lenda da Guerra do Iraque. No entanto, acredita-se que este atirador tenha atuado nas partes sunitas do país. Atualmente sabe-se que embora os primeiros vídeos de Juba fossem de baixa qualidade, as imagens apresentadas eram de batalhas reais.


+Saiba mais sobre a Guerra do Iraque por meio de obras disponíveis na Amazon:

Formação do império americano: Da guerra contra a Espanha à guerra no Iraque, de Luiz Alberto Moniz Bandeira (2017) - https://amzn.to/3cbhtP2

História das Guerras, de Demétrio Magnoli - https://amzn.to/36FI31I

Iraque: Plano de Guerra, de Milan Rai e Noam Chomsky (2003) - https://amzn.to/3gDHSbZ

Iraque a Guerra Permanente, de Patrick Denaud (2003) - https://amzn.to/2yEgb1g

Anoitece no Iraque, de Patrick Ericson (2012) - https://amzn.to/2ZLOqPG

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Estados Unidos História Iraque Guerra do Iraque Amazon atirador de elite resistência iraquiana Juba

Leia também

Como um trauma na vida de Walt Disney pode ter influenciado muitos de seus filmes


Mitologia: 8 livros para adentrar em histórias fascinantes


Confira 5 boxes de sucesso para adquirir por bons preços na Amazon


Conheça 10 títulos literários em oferta que vão te interessar


7 obras sobre os bastidores da família imperial brasileira


Os piores terremotos da história: confira 5 livros que abordam o tema