Um estudo publicado no início deste ano lançou uma nova versão sobre os últimos momentos do soberano
Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 15/08/2021, às 09h00
Seqenenre-Taa-II, o Bravo, foi um soberano egípcio que teve um reinado curto e uma morte intensa. O faraó passou por volta de uma década no poder, e encontrou sua ruína após uma batalha para libertar seu povo do domínio dos “Hyksos”.
Esses inimigos, que possuíam grande força militar, invadiram uma parte do território do Egito. A seguir, eles não apenas se instalaram no local, mas também passaram a cobrar impostos dos egípcios.
Um dia, as tensões alcançaram seu limite, e Seqenenre Tao decidiu que era hora da revanche, e declarou guerra contra os invasores. O governante, todavia, não deu sorte durante o embate, sendo capturado pelos adversários em meio ao campo de batalha.
Segundo descoberto por um estudo realizado em fevereiro de 2021, os últimos momentos do destemido faraó como prisioneiro nas mãos do inimigo foram extremamente brutais. A pesquisa que investigou o assassinato sangrento do soberano egípcio foi publicada no periódico “Frontiers in Medicine”.
A múmia de Tao foi descoberta em 1881, porém apenas recentemente passamos a ter o nível de tecnologia necessária para desvendar seus segredos.
Algumas hipóteses, por exemplo, eram de morte em batalha ou então durante seu sono quando estava ainda em seu palácio real, como resultado de um complô de seus homens. A nova pesquisa, contudo, traz uma versão muito mais sombria do que previam os cientistas.
A pesquisa deste ano teve a oportunidade de submeter os restos mortais do governante egípcio a uma ressonância magnética. Já era sabido que Seqenenre foi ferido na cabeça, algo descoberto em 1960 através da utilização de um raio-X.
Os equipamentos deste século, por sua vez, foram além, determinando também que as lesões presentes no crânio do cadáver de 3.600 anos haviam sido feitas por diferentes armas pertencentes aos hyksos.
“Em uma execução normal em um prisioneiro amarrado, pode-se presumir que apenas um agressor ataca, possivelmente de ângulos diferentes, mas não com armas diferentes. A morte de Seqenenre foi, na verdade, uma execução cerimonial”, afirmou Sahar Saleem, a especialista em radiologia que liderou o estudo, conforme repercutido pelo EurekaAlert.
“Seqenenre realmente estava na linha de frente com seus soldados, arriscando sua vida para liberar o Egito”, comentou a pesquisadora ainda.
A decisão de comandar seus homens pode ser considerada nobre, porém também é inegável que o líder pagou caro por ela.
Outras informações que foram desveladas pela ressonância magnética foram a idade do corpo, e um detalhe diferenciado que foi incluído em seu processo de mumificação.
Tao tinha 40 anos de idade na época de sua morte, e seus profundos ferimentos na cabeça foram camuflados através do uso de um material de embalsamamento que pode ser comparado com algumas substâncias usadas em procedimentos atuais, como o botox.
+Saiba mais sobre o Egito Antigo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
História do Egito Antigo, de Nicolas Grimal (2012) - https://amzn.to/3b5bJ9S
As Dinastias do Antigo Egito, de Charles River Editors (2019) - https://amzn.to/39ZSY6j
A Serpente Cósmica: A Sabedoria Iniciática Do Antigo Egito Revelada, de John Anthony West (2009) - https://amzn.to/2RtbzBo
Egito Antigo, de Stewart Ross (2005) - https://amzn.to/2K8tuJL
Como seria sua vida no Antigo Egito?, de Jacqueline Morley (2019) - https://amzn.to/2xkwTlL
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W
Inferno em La Palma: 5 coisas que você precisa saber o vulcão da vida real
Batalhão 6888: Veja 5 curiosidades sobre as mulheres que inspiraram o filme
Conheça os planos de Napoleão Bonaparte para invadir o Brasil
Better Man: Por que Robbie Williams virou um chimpanzé em filme biográfico?
Truque de Mestre: Como o filme quase matou a protagonista?
Round 6: 5 coisas para relembrar antes da estreia da segunda temporada