Em Senna, série da Netflix, os assinantes conferem uma mistura de fato e ficção sobre a vida pública e íntima de Ayrton Senna
Thiago Lincolins Publicado em 07/12/2024, às 12h20 - Atualizado em 10/12/2024, às 07h14
Já disponível no catálogo da plataforma de streaming Netflix, 'Senna' mistura fato e ficção ao resgatar a vida pública e íntima daquele que se tornou um dos maiores nomes do Brasil: Ayrton Senna.
Além de mostrar os maiores obstáculos, vitórias e derrotas de Ayrton nas pistas, a produção também chama atenção dos assinantes ao retratar as mulheres que roubaram o coração do piloto e a relação do ícone do automobilismo com os familiares.
"De prodígio a herói da Fórmula 1, Ayrton Senna era conhecido por sua postura contra injustiça no esporte. Mas o que realmente fez dele uma lenda?", detalha a sinopse da nova série da Netflix.
Indo além de Xuxa Meneghel e Adriane Galisteu, o começo da série retrata o casamento de Ayrton com Lilian Vasconcellos, a única esposa do piloto. Eles, que se conheciam desde a infância, se casaram em 1981. Depois, se mudaram para a Europa, onde Senna protagonizou seus passos iniciais nas corridas.
"Nos casamos e no dia seguinte fomos a Europa porque ele foi disputar provas de kart e a Fórmula 3. Moramos em Norwich, na Inglaterra. Casados, vivendo juntos, acho que ficamos um ano. Mas até a separação foram quase dois anos", explicou Lilian ao G1 em 2010.
Após um ano vivendo em um país estranho, Ayrton e a esposa voltaram para o Brasil. Ele deixou as corridas e passou a trabalhar com o pai, o que não lhe agradava. Determinado a voltar para as pistas, o casamento naufragou.
"Ele olhou para mim e para a janela e falou: ‘Lilian, eu não vou aguentar. Eu não quero isso para mim, preciso correr’. Aí, outro choro, outra decepção porque ali eu pensei que não iria brincar de casinha mesmo. Ele falou: ‘eu vou embora para a Europa sozinho. Depois volto ou te mando a passagem e você vai para lá. Se não for possível, este ano você vive aqui e eu lá.’ Foi uma catástrofe para mim", continuou ela.
Separados, Lilian e Ayrton tiveram outros relacionamentos. Em 1º de maio de1994, o piloto sofreu um acidente em Ímola, na Itália, dia que marcou sua morte. A ex-esposa soube do acidente trágico pela televisão.
"Eu estava em minha casa, num terceiro casamento. Eu passei e vi [pela TV] e na mesma hora me sentei no sofá e eu falei ‘tá morto’, sem avisarem nada ainda. Só estava aparecendo o acidente. Pressenti, veio uma coisa em mim. Aí eu senti que ele estava morto", relembrou Lilian ao G1.
Lilian não foi ao velório, entretanto, visitou Neyde, a ex-sogra naquele momento difícil. "Eu fui visitar dona Neyde no falecimento [de Senna]. Eu só não fui ao velório e ao enterro, mas fui visitar Dona Neyde. E ela foi muito legal comigo", continuou ela.
Todos os episódios de 'Senna' já estão disponíveis no catálogo da plataforma de streaming Netflix.
A Imperatriz: Como era a dieta rigorosa da verdadeira Sissi?
Senna: Como a família do piloto explica o apagamento de Galisteu na série
O Trem Italiano da Felicidade: Existe uma história real por trás do filme?
'Evaporação': Conheça as empresas que auxiliam pessoas a desaparecer no Japão
Senna: A confissão feita por Xuxa que ficou de fora da série da Netflix
Natal ao lado da família real era um pesadelo para a princesa Diana