Flamengo começou quando seis jovens remadores fizeram uma reunião para formar um grupo de remo em 1895; conheça a história!
Fabio Previdelli Publicado em 17/11/2024, às 08h00
Com uma história recheada de títulos e uma das maiores torcidas do país, o Clube de Regatas do Flamengo completou 129 anos na última sexta-feira, 15 — embora a instituição tenha sido fundada, de fato, neste dia 17 (o que será explicado mais abaixo!).
A história do Flamengo começa em meados de 1895, quando seis jovens remadores fizeram uma reunião para formar o Grupo de Regatas do Flamengo. Hoje, o clube representa mais de 40 milhões de torcedores. Conheça sua história!
+ Como o racismo nas arquibancadas originou o mascote do Flamengo
No final do século 19, o remo era o esporte dominante no Rio de Janeiro. Aquela altura o futebol já havia aparecido em alguns clubes, mas a modalidade ainda não era vista com tanto entusiasmo assim pelos cariocas.
Na tarde de domingo de 6 de outubro de 1895, um grupo de sete amigos começou a organizar a criação de um grupo com o objetivo de disputar competições de remo com clubes de outros bairros.
Na ocasião, Felisberto Laport, José Agostinho Pereira da Cunha, José Félix da Cunha Meneses, Mário Spindola, Maurício Rodrigues Pereira, Nestor de Barros e Joaquim Leovigildo dos Santos Bahia haviam comprado um barco baleeiro de segunda mão: a Pherusa.
O grupo voltava da Praia do Retiro Saudoso (no Caju) até a Praia do Flamengo (onde moravam), quando foram acometidos por uma tempestade; cujos ventos fizeram o barco virar. Bahia, exímio nadador, foi buscar ajuda na praia enquanto os amigos ficaram ilhados em alto mar.
Horas depois, porém, a chuva passou e os navegantes foram resgatados pelo barco Leal, que também ajudou a levar o que restou do Pherusa. Bahia conseguiu voltar até a Praia do Retiro. Não houve vítimas.
Os amigos decidiram reformar o barco e o guardaram nos fundos da casa de Nestor de Barros. Segundo o site oficial do Flamengo, a embarcação foi roubada antes mesmo da fundação do grupo.
Eles ainda compraram outro barco, que recebeu o nome de Scyra, e, na noite de 17 de novembro de 1895, se reuniram na casa número 22 da Praia do Flamengo (pertencente a Barros) e fundaram o Grupo de Regatas do Flamengo.
A reunião também elegeu a primeira diretoria do grupo e determinou que a data oficial de fundação seria 15 de novembro — para coincidir com o feriado nacional da Proclamação da República.
Conforme recorda matéria do UOL, em um primeiro momento, o Grupo de Regatas do Flamengo definiu que as cores usadas pela associação seriam o amarelo-ouro e o azul (representando o céu e mar e as riquezas do Brasil).
Porém, as cores desbotavam fácil por conta da luz do sol e da salinidade das águas da Baía de Guanabara. Além disso, o tecido importado da Inglaterra era muito caro. Assim, Nestor de Barros sugeriu, em 23 de novembro de 1896, a alteração para as cores preto e vermelho. Nascia o rubro-negro carioca.
Com o passar dos anos, novos barcos foram comprados pelo grupo e o Flamengo passou a se destacar nas competições. A primeira vitória da instituição ocorreu em I Regata do Campeonato Náutico do Brasil, no dia 5 de junho de 1898.
Já em 28 de outubro de 1902, o Grupo de Regatas se transformou em Clube de Regatas do Flamengo; nome pelo qual é conhecido até os dias atuais. O rubro-negro carioca escolheu a data por coincidir com o dia de São Judas Tadeu, padroeiro do clube.
Naquele mesmo ano, o remo passou a dividir a atenção com o futebol. Entretanto, o Flamengo havia sido criado apenas para esportes aquáticos. Era comum que os associados do clube também se associarem ao Fluminense para acompanhar o futebol.
As coisas só passaram a mudar em 1911, quando houve um desentendimento interno no Fluminense. Desta forma, alguns jogadores falavam trocar de clube. Assim, Alberto Borgerth, jogador de futebol pelo Flu e remador pelo Fla, fez a proposta para o Clube de Regatas abraçar o futebol. No dia 8 de novembro daquele ano surgia o Departamento de Esportes Terrestres.
Segundo o site oficial do Flamengo, a escolha pelo rubro-negro fazia total sentido, visto que, no passado, o presidente do Flamengo, Virgílio Leite (então vigente no cargo), havia participado de forma efetiva da criação do clube das Laranjeiras, assinando a ata de sua fundação.
Foi ele também um dos que propôs o nome do Oscar Cox como primeiro presidente do coirmão. Outros rubro-negros também constam como fundadores do tricolor", aponta o site do Flamengo.
O time de futebol do Flamengo entrou em campo pela primeira vez em 3 de maio de 1912, quando goleou o Mangueira por 15x2, em partida realizada no campo da América. O Flamengo foi a campo com: Baena, Píndaro e Nery; Coriol, Gilberto e Galo; Bahiano, Arnaldo, Amarante, Gustavo e Borgerth.
Já o primeiro título veio em 1914, quando o clube venceu o campeonato carioca. Atualmente o Flamengo é o principal vencedor do estado com 38 troféus. O Flamengo também é tri-campeão da Libertadores (junto de Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Santos como maiores vencedores da competição), possui sete títulos do Campeonato Brasileiro e cinco Copas do Brasil, o que faz do clube o segundo maior vencedor nacional com 15 títulos (sendo o Palmeiras, com 18 conquistas, o maior do país).
Embora o futebol seja o principal esporte dentro do Flamengo, o clube também se destaca em outras modalidades, como o polo aquático e o basquete. O Flamengo também é a casa de medalhistas olímpicos como Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Isaquias Queiroz.
Frustração e Beatles: As revelações do novo documentário sobre Elvis Presley
As Crianças Perdidas: Veja as pistas que levaram a descoberta das crianças
Segunda Guerra: Participação dos Pracinhas foi considerada 'dor de cabeça' pelos Aliados
As Crianças Perdidas: O que aconteceu com o cachorro do resgate?
Relembre 5 filmes que já foram censurados no Brasil
Este era o verdadeiro rei do rock, segundo Elvis Presley