Relembre 6 personalidades que lutaram pelos seus direitos através de obras literárias - Reprodução/Mercado Livre
Personalidades

6 biografias de personalidades de lutaram pelos direitos humanos

Relembre 6 personalidades que lutaram pelos seus direitos através de obras literárias

Redação Publicado em 14/08/2024, às 13h00

Ao longo da História, várias pessoas se destacaram por lutar pelos direitos humanos que não eram garantidos pelo Estado e pela sociedade. E de tempos em tempos, é sempre bom relembrar a trajetória dessas pessoa e promover reflexões sobre o tema.

Por isso, nós selecionamos 6 biografias de grandes personalidades que se destacaram na luta pelos direitos humanos ao longo dos anos e que não podem faltar na sua estante. Confira e escolha suas favoritas no Mercado Livre:

1. Eu sou Malala, de Malala Yousafzai: https://mercadolivre.com/sec/2BoUxw2

Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, Malala Yousafzai não conseguiu manter-se calada enquanto via seus direitos à educação serem tirados de si. Em outubro de 2012, a garota foi atingida por um tiro na cabeça durante seu retorno à escola. Com a sua milagrosa recuperação, Malala foi levada para as salas das Nações Unidas em Nova York e tornou-se um símbolo de luta a favor da educação feminina em todo o mundo.

Reprodução/Mercado Livre

 


 

2. Rosa, de Rosa Parks: https://mercadolivre.com/sec/16ipGdQ

Rosa Parks recusou levantar-se de seu assento no ônibus para dar espaço para uma pessoa branca se sentar em meio ao período de Segregação Racial nos Estados Unidos. O ato que levou Parks a ser presa por desobedecer regras se tornou um dos principais atos de resistência pela população negra, e contribuiu com a abolição da política racial no transporte público dos Estados Unidos. Apesar da biografia ser voltada para o público infantil, é uma leitura importante para todas as idades compreenderem a história de Rosa Parks.

Reprodução/Mercado Livre

 


3. A autobiografia de Martin Luther King, de Clayborne Carson e Martin Luther King: https://mercadolivre.com/sec/1221e1P

Martin Luther King liderou uma luta por igualdade que revolucionou os Estados Unidos e influenciou o mundo inteiro. Através da resistência através do protesto não-violento, King lutou pelos direitos civis da comunidade negra americana até seu assassinato em 1968. Seu ativismo político o levou a receber um Prêmio Nobel da Paz 4 anos antes de seu falecimento.

Reprodução/Mercado Livre

 


4. Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil, de Duda Porto de Souza: https://mercadolivre.com/sec/2BAvFhs

Apesar de não retratar a história de apenas uma mulher que lutou por direitos civis no Brasil, o livro “Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil” traz a vida de várias brasileiras de diversas etnias e regiões do país que contribuíram com a transformação do Brasil para ele se tornar um lugar melhor. Entre as mulheres selecionadas estão: Margarida Maria Alves, Bertha Lutz, Indianara Siqueira, Dorina Nowill, Laudelina de Campos Melo e Chiquinha Gonzaga.

Reprodução/Mercado Livre

 


5. Uma autobiografia, de Angela Davis: https://mercadolivre.com/sec/1bMS2MY

Angela Davis é uma das maiores ativistas negras dos Estados Unidos. Suas ações políticas a elevaram como um ícone do movimento negro e feminista do nosso tempo. Em sua autobiografia, Angela conta sua história desde a infância até sua carreira como professora universitária, sem deixar de passar por momentos cruciais de sua história como a entrada de seu nome na lista das 10 pessoas mais procuradas do FBI, a sua prisão e o apoio que ela recebeu para a sua liberdade.

Reprodução/Mercado Livre

 


6. A cor da liberdade: os anos de presidência, de Nelson Mandela: https://mercadolivre.com/sec/2hJx7As

Nelson Mandela foi o primeiro presidente da África do Sul democrática e durante o seu mandato, ele estava comprometido com a garantia de fazer com que todos os cidadãos do país se tornassem iguais perante a lei. Para isso, Mandela teve que transformar um país destruido por séculos de colonialismo e apartheid para construir uma democracia funcional. Na sua autobiografia, Mandela conta sobre os seus anos de presidência através de memórias que lhe ajudaram a tornar seu livro um best sellers mundial.

Reprodução/Mercado Livre

 


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Mahatma Gandhi Livros Nelson Mandela Martin Luther King Rosa Parks Malala Yousafzai biografias Angela Davis direitos humano

Leia também

Literatura: As 6 melhores obras de Fiódor Dostoiévski


Por dentro do Olimpo: 5 obras sobre a mitologia grega


Filosofia: 6 obras clássicas para ler em um único dia


Hora da leitura: confira 8 livros clássicos para ler em um único dia


Jogos, bonecos e mais: 10 presentes geeks para garantir no Mercado Livre


Zenão, Marco Aurélio e mais: quem foram os grandes mestres do Estoicismo?