Cometa poderá ser visto da Terra - Divulgação/NASA
Astronomia

Saiba como observar 'maior cometa do século', que poderá ser visto em todo o Brasil

Nesta sexta-feira, 27, o cometa C/2023 A3, conhecido como 'Cometa do Século', atinge seu "periélio", momento em que estará mais próximo do Sol

Giovanna Gomes Publicado em 27/09/2024, às 09h00

Um dos cometas mais esperados do ano: o C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS), visto desde meados de setembro, tem se tornado cada vez mais visível no céu noturno no Brasil.

Conhecido como o "Cometa do Século", ele está se aproximando do Sol, o que aumenta sua visibilidade para quem o observa da Terra. Nesta sexta-feira, 27, o cometa atinge seu "periélio", momento em que estará mais próximo do Sol, brilhando intensamente devido a essa proximidade.

Contudo, o Observatório Nacional adverte que não é possível garantir que o Tsuchinshan–ATLAS será visível a olho nu, já que o brilho de cometas pode ser imprevisível. Sua luminosidade oscila, o que significa que ele pode não ser tão brilhante quanto esperado, tornando necessário o uso de equipamentos como telescópios ou binóculos.

Além disso, existe a possibilidade de que o cometa se desintegre ao passar perto do Sol. Por ser composto de gelo e rochas, o calor intenso pode causar sua fragmentação. Alguns astrônomos discutem essa chance, mas, por enquanto, a expectativa é que ele sobreviva e continue visível até outubro.

De acordo com informações do portal G1, para observar o cometa, é importante lembrar que as dicas de visualização mudam conforme sua trajetória em relação ao Sol e à Terra. Ele poderá ser visto em todo o país, dependendo das condições climáticas.

Aplicativos

Aplicativos de observação de estrelas, como o Star Walk 2 ou o Sky Tonight, podem ser úteis para localizar o C/2023 A3. Basta buscar o nome do cometa nos apps e apontar o celular para o céu no melhor horário de observação, que vai variar nos próximos dias.

Brasil Nasa astronomia cometa maior da história

Leia também

1907-1937: A era heroica da aviação