Erik e Lyle Menendez - Getty Images
Irmãos Menendez

Petição a favor dos irmãos Menendez ultrapassa 300 mil assinaturas

Criada em 2019, petição a favor dos irmãos que inspiraram "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais", da Netflix, ultrapassou 300 mil assinaturas

Thiago Lincolins Publicado em 26/09/2024, às 18h20

Assunto ao redor do mundo com o lançamento de "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais", da Netflix, o caso dos irmãos Lyle e Erik Menendez fortaleceu o movimento público para que eles obtenham um novo julgamento.

Nos anos 90, ambos foram condenados a prisão perpétua pelo assassinato dos próprios pais em 1989. Enquanto a acusação alegava que eles mataram visando a herança da família, os rapazes alegavam que foram alvo de abuso físico e emocional. 

Mais de 300 mil pessoas assinaram uma petição solicitando um novo julgamento para Lyle e Erik, visando libertá-los da prisão. A produção da Netflix trouxe à tona o interesse pelo polêmico caso dos irmãos Menendez.

A petição

Desde a condenação, muitos argumentam, principalmente no TikTok, que os irmãos merecem um novo julgamento devido aos abusos que teriam sofrido.

A petição em questão foi criada em 2019 por Micailla Beachman no site Change.org, sob o título "Apelo para os Irmãos Menendez". A petição apela para uma lei californiana que permite que pessoas encarceradas, condenadas por crimes relacionados a experiências de abuso, submetam um pedido de habeas corpus para contestar suas condenações originais.

Inicialmente, inúmeras pessoas aderiram à causa. No entanto, após a estreia da série da Netflix, esse número aumentou significativamente, ultrapassando os 300 mil signatários.

Muitos dos apoiadores expressam indignação com o sistema judiciário e defendem que os irmãos Menendez deveriam ter a chance de serem ouvidos novamente.

Registro da petição - Reprodução/Change

 

"Foi negado um julgamento justo, eles aceitaram a responsabilidade pelo ato e se tivessem tido a oportunidade de liberdade condicional estariam em casa com a família que os apoia agora e eles merecem pelo menos isso", comentou um internauta na página da petição. 

"É repugnante e de cortar o coração que nosso sistema de justiça tenha feito isso com esses irmãos. Não consigo nem colocar em palavras o quão completamente errada é toda essa situação", escreveu outra conta.

Até o momento, não há atualizações sobre a possibilidade de um novo julgamento ou a liberação dos irmãos Menendez. No entanto, em abril de 2023, Roy Rosselló, ex-integrante da banda Menudo, alegou que José Menendez, pai de Lyle e Erik, o drogou e estuprou quando ele tinha apenas 14 anos.

Com base nas declarações de Rosselló, os advogados de Erik e Lyle apresentaram uma nova petição para solicitar uma audiência judicial. Contudo, até o momento, os irmãos permanecem encarcerados.

morte Crime assassinato netflix irmãos produção Streaming petição irmãos Menendez Lyle Erik

Leia também

Arqueólogos encontram carruagem romana na Bulgária


Arqueólogos identificam corpo encontrado em caixão de chumbo em Notre Dame


Família morre às vésperas de casamento durante ataque de Israel no Líbano


Homem destrói a escultura Porcelain Cube, do artista chinês Ai Weiwei


Condenado à pena de morte nos EUA deixa recado final à mãe: 'Eu te amo'


Vidente faz previsão sobre Vladimir Putin: ''Será notícia nos próximos dias'