A capital russa reconhece a importância histórica do líder comunista brasileiro, que residiu na cidade durante seu exílio
Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/12/2024, às 18h30
Em um gesto de reconhecimento à figura histórica de Luís Carlos Prestes, a Prefeitura de Moscou autorizou a instalação de uma placa em sua homenagem.
A placa, que será fixada no número 9 da Rua Tverskaia (antiga Rua Gorki), no centro da cidade, trará a seguinte inscrição: "Neste logradouro, entre 1971 e 1979, residiu o cavaleiro da esperança do Brasil - Luiz Carlos Prestes".
Segundo 'O Globo', o pedido para a instalação da placa foi feito pessoalmente por Luiz Carlos Prestes Filho, que reside em Moscou. A iniciativa visa marcar a presença do brasileiro na capital russa, onde ele viveu durante seu exílio, entre os anos de 1971 e 1979.
Luís Carlos Prestes foi uma figura central da esquerda brasileira durante o século 20. Líder do Partido Comunista Brasileiro (PCB), ele lutou por diversas causas, como a reforma agrária e a democratização do país.
Seu exílio na União Soviética ocorreu durante a ditadura militar brasileira, período em que foi perseguido e teve seus direitos políticos cassados.
Naufrágio de 2.500 anos é descoberto na Sicília, na Itália
Síria: Túmulo de Hafez al-Assad é incendiado por rebeldes
Gladiador 2: A curiosa cena que ficou de fora do filme
Igreja de Katskhi: Um mistério milenar no coração da Geórgia
Baleia jubarte bate recorde ao fazer viagem de 13.000 km de distância
Cem Anos de Solidão: nova série estreia na Netflix