Família Gharib, vítima de bombardeio no Líbano - Família Gharib
Líbano

Família morre às vésperas de casamento durante ataque de Israel no Líbano

Noiva, irmãs e pais morreram em casa bombardeada por mísseis israelenses; casamento aconteceria no próximo mês de outubro

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 26/09/2024, às 21h00

Os bombardeios israelenses no Líbano causaram a morte de membros de uma família do subúrbio da cidade de Tiro nesta segunda, 23. Maya Gharib, engenheira de 23 anos, organizava os preparativos para seu casamento junto à família quando foi surpreendida pela explosão de um míssil em sua casa.

Além de Maya, os pais e as duas irmãs foram mortos no ataque. Reda Gharib, irmão da noiva e único sobrevivente do bombardeio, confirmou a informação à Reuters. A família foi enterrada às pressas em um funeral no dia seguinte ao bombardeio. 

Apesar do foco de Israel em atacar células do grupo extremista Hezbollah, o Ministério da saúde do Líbano confirmou a morte de mais de 550 civis em território nacional, entre os quais estão pelo menos 50 crianças e 98 mulheres. O número de fatalidades não era tão alto no país desde o fim da Guerra Civil Libanesa.

Registro de bombardeios no Sul do Líbano - Foto: REUTERS/Aziz Taher

 

O Conflito Israel X Hezbollah

As tensões mais recentes entre o exército israelense e o grupo extremista radicado em Beirute tiveram início em 8 de outubro do ano passado, um dia após o atentado do Hamas a Israel.

À época, o Hezbollah efetuou uma série de bombardeios contra Israel em apoio aos palestinos. Os conflitos voltaram a se intensificar na última semana, com inúmeras vítimas libanesas numa campanha aérea de Israel nos arredores do país.

Desde então, diversas famílias libanesas relataram a morte de parentes nos bombardeios.

Na cidade ao sul de Hanouiyeh, oito membros da família Sasouk e uma trabalhadora doméstica da Gâmbia morreram em ataque israelense. A informação foi confirmada à Reuters por Mohammad Saksouk, irmão de uma das vítimas:

Agora, estamos sem-teto. Estamos vivendo nas ruas. Antes, vivíamos vidas completamente normais. Quem nos devolverá nossas casas?"

+ Morre jornalista americano que, durante 7 anos, foi mantido refém no Líbano

Entre as vítimas do bombardeio em Hanouiyeh, estão: Hasan Saksouk; seus filhos adultos Mohammad e Mona; sua nora, Fatima; e sua filha de 9 meses, Rima. Em Saksakieh, outra cidade costeira, 11 civis foram mortos no começo da semana.

Israel Líbano notícias bombardeio Oriente Médio hezbollah Família Gharib

Leia também

Arqueólogos encontram carruagem romana na Bulgária


Arqueólogos identificam corpo encontrado em caixão de chumbo em Notre Dame


Homem destrói a escultura Porcelain Cube, do artista chinês Ai Weiwei


Condenado à pena de morte nos EUA deixa recado final à mãe: 'Eu te amo'


Vidente faz previsão sobre Vladimir Putin: ''Será notícia nos próximos dias'


Filme baseado na vida de Maria Callas ganha prévia; assista