Ondrej Huserka, alpinista eslovaco de 34 anos, morreu após cair em uma fenda durante a descida do Langtang Lirung, na "outra face" do Himalaia
Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 07/11/2024, às 15h00
Uma semana após a trágica queda durante a escalada do cume de Langtang Lirung, na "outra face" do Himalaia, o corpo do alpinista eslovaco Ondrej Huserka foi finalmente recuperado nesta quinta-feira, 7. A notícia foi confirmada por Subin Thakuri, da agência Expedição dos 14 Cumes, responsável pela organização da expedição.
"A equipe foi levada ontem à montanha e identificou a área onde ele caiu. Eles conseguiram extrair o corpo hoje", disse Thakuri à AFP.
Huserka, de apenas 34 anos, era um nome de destaque no mundo do montanhismo, tendo integrado a equipe nacional da Eslováquia e conquistado picos desafiadores nos Alpes, Patagônia e Himalaia. Acompanhado pelo tcheco Marek Holecek, ambos realizaram a primeira ascensão da face leste do Langtang Lirung, um feito histórico que, infelizmente, foi marcado pela fatalidade.
Segundo 'O Globo', a recuperação do corpo foi uma operação complexa e arriscada, realizada por meio de um resgate com palangre, devido às condições adversas do terreno. Uma equipe especializada, composta por guias de montanha e um especialista em resgate, foi enviada para a região e, após identificar o local da queda, conseguiu extrair o corpo e transportá-lo para Katmandu.
"Sei que foi muito complicado e desafiador. Fico feliz que todos os envolvidos na recuperação do corpo de Ondra estejam bem", escreveu Holecek em suas redes sociais, expressando sua gratidão pela equipe de resgate.
Veja o intrigante esqueleto com ossos de cinco indivíduos diferentes
Exposição exibe mais de 90 peças arqueológicas de civilizações pré-colombianas
O filme que fez Ridley Scott ignorar críticas: 'Fiquei tão ofendido'
Segundo Spielberg, 'Jurassic Park' é 'continuação secreta' de outro filme
Meghan 'entra em pânico' ao imaginar reconciliação de Harry com família real
Soldados norte-coreanos desenvolvem vício inusitado durante a guerra da Ucrânia