Oleg Kononenko - Domínio Público via Wikimedia Commons
Espaço

Após recorde, cosmonauta que passou mais tempo no espaço retorna à Terra

Hoje com 60 anos, o astronauta russo Oleg Kononenko retornou à Terra na última segunda-feira, 23, e já passou 1.111 dias no espaço ao todo

Éric Moreira Publicado em 26/09/2024, às 16h30

Nesta semana, o cosmonauta — termo usado exclusivamente aos astronautas russos — veterano Oleg Kononenko retornou à Terra após passar um ano a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Hoje com 60 anos, ele é o detentor de recorde de maior tempo passado no espaço, com um total de 1.111 dias (não consecutivos) em órbita.

Conforme repercute o Space.com, Kononenko retornou à Terra a bordo da nave espacial russa Soyuz MS-25, junto do colega cosmonauta Nikolai Chub e da astronauta Tracy Caldwell Dyson, da NASA. O trio pousou na estepe do Cazaquistão, aproximadamente 3 horas e meia após desacoplarem da ISS.

Vale mencionar que os dois cosmonautas passaram 374 dias na estação espacial, sendo este o tempo recorde consecutivo de ambos. Já Tracy Dyson retornou apenas 184 dias depois de chegar no espaço, visto que a NASA costuma limitar mais o tempo que seus astronautas passam em órbita.

O recorde de Kononenko, de astronauta que passou mais tempo acumulado no espaço, foi batido pela primeira vez ainda em fevereiro, quando ultrapassou a marca de 878 dias de seu compatriota Gennady Padalka, que estabeleceu essa marca em 2015. Desde 2008, Kononenko foi em cinco missões diferentes para a ISS, e por essa razão considera a estação espacial quase como seu "segundo lar".

Obrigado a todos os meus companheiros de tripulação pela amizade. Foi um ótimo momento e prazer trabalhar e passar tempo juntos aqui como uma grande família a bordo da Estação Espacial Internacional", disse ele ao deixar a ISS. "Agora mesmo estou deixando meu segundo lar".
Oleg Kononenko em 2022 / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

 

Vale mencionar ainda que um recorde que o cosmonauta não superou em sua carreira no espaço é a de maior estadia contínua no espaço, que pertence ao também russo Valeri Polyakov. Entre 1994 e 1995, ele passou 437 dias consecutivos a bordo da estação espacial russa Mir.

Recorde intocável?

Agora, ainda não está claro se Kononenko fará novas viagens ao espaço. Embora ainda não tenha anunciado sua aposentadoria, já admitiu anteriormente que as missões vêm se tornando mais complicadas, e que a preparação para elas "não se tornou mais fácil" com o tempo.

Porém, mesmo que decida se aposentar e não retorne às viagens espaciais, certamente o recorde que conquistou permanecerá intocado por mais algum bom tempo. Isso porque os próximos 10 astronautas da lista dos que passaram mais dias acumulados no espaço já estão inativos ou mortos; o próximo ativo na lista é o russo Sergey Prokopyev, com 567 dias no total, mas é improvável que supere, pois a Rússia deve se retirar completamente da ISS até 2025.

No futuro, porém, pode ser que Kononenko seja superado, depois que a Rússia e a China se unirem para missões na estação espacial Tiangong, que foi recentemente concluída pelos chineses. Além disso, os dois países pretendem construir uma base na Lua até 2035, conforme repercute o Live Science.

Mundo notícias Espaço astronauta recorde cosmonauta russo retorno Oleg Kononenko

Leia também

Arqueólogos encontram carruagem romana na Bulgária


Arqueólogos identificam corpo encontrado em caixão de chumbo em Notre Dame


Família morre às vésperas de casamento durante ataque de Israel no Líbano


Homem destrói a escultura Porcelain Cube, do artista chinês Ai Weiwei


Condenado à pena de morte nos EUA deixa recado final à mãe: 'Eu te amo'


Vidente faz previsão sobre Vladimir Putin: ''Será notícia nos próximos dias'