Roberto Bolaños como Chaves - Divulgação
Chaves

Após quatro anos, SBT volta a exibir Chaves e Chapolin

Desde 2020, "Chaves" não era transmitido em nenhum país ao redor do mundo em razão de um bloqueio imposto pelos herdeiros de Roberto Gómez Bolaños

Giovanna Gomes Publicado em 25/09/2024, às 10h30

O SBT firmou um contrato com a Televisa para voltar a exibir os seriados "Chaves" e "Chapolin", quatro anos após interrupção da exibição na emissora. A volta está prevista para o mês de outubro, embora os horários e a data exata de reestreia ainda não tenham sido definidos.

Alguns episódios também serão disponibilizados no serviço de streaming da emissora, o +SBT, conforme comunicado enviado pelo SBT à imprensa nesta terça-feira, 24.

"O SBT chegou a um acordo com a Televisa, na tarde desta terça-feira, 24 de setembro, para adquirir os direitos de exibição no Brasil das tão amadas séries 'Chaves' e 'Chapolin', por completo, na TV aberta", diz o comunicado. "Além disso, de acordo com a negociação, alguns episódios de 'Chaves' e 'Chapolin' também serão exibidos no +SBT. Em breve, informaremos mais detalhes do retorno tão pedido pelos espectadores nos últimos anos."

Negociações

Segundo informações do portal F5, o Grupo Globo e a Amazon Prime Video, que também exibiram as séries até 2020, estão em negociações para o retorno dos programas no streaming. No último fim de semana, após quatro anos de um bloqueio imposto pelos herdeiros de Roberto Gómez Bolaños, criador dos seriados, "Chaves" voltou a ser exibido em outros países.

Desde 2020, "Chaves" não era transmitido em nenhum país. Naquele ano, o SBT interrompeu a exibição de um dos programas mais icônicos da TV aberta brasileira devido a um problema pendente com os detentores dos direitos das histórias.

A Televisa é proprietária das gravações antigas de "Chaves", enquanto o Grupo Chespirito, liderado por Roberto Gómez Fernandes, filho do criador, administra os direitos intelectuais, incluindo personagens e roteiros.

O impasse começou quando o Grupo Chespirito exigiu um aumento no valor anual pago pela Televisa pela distribuição das séries, o que não foi aceito. Isso impediu a renovação do contrato, resultando na retirada de "Chaves", "Chapolin" e outras criações de Bolaños do ar. No início deste mês, as partes chegaram a um acordo financeiro, permitindo que os programas voltassem a ser transmitidos.

SBT Chaves Chapolin Televisa Roberto Gomez Bolaños

Leia também

Arqueólogos descobrem túmulo medieval com "vampiros" na Polônia


Teste de DNA revela identidade de vítima de naufrágio que foi canibalizada


Prisão nos Andes: Filme retrata a rotina de torturadores da ditadura chilena


Existe um túnel na mansão de Diddy? Rumor não é atual


As últimas palavras do prisioneiro executado com método considerado 'tortura' pela ONU


Ator da nova temporada de 'Monstros' diz que José Menendez 'fez coisas horríveis'