Imagem meramente ilustrativa de cientista com vacina em mãos - Pexel
Pandemia

Diretor da OMS teme que vacina contra Covid-19 “talvez nunca exista”

Apesar dos avanços no estudo para um medicamento eficiente contra o novo coronavírus, Tedros Adhanom Ghebreyesus pede cautela até que testes sejam concluídos

Fabio Previdelli Publicado em 03/08/2020, às 12h55

Nesta-segunda, 3, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que uma vacina eficiente contra a Covid-19 pode não se tornar uma realidade. “Não existe bala de prata no momento e talvez nunca exista”.

Apesar de a própria entidade confirmar que, no momento, existam 25 vacinas já sendo testadas em seres humanos — sendo que 6 delas já estão na última fase de ensaio antes da conclusão —, Ghebreyesus acrescentou que existe a possibilidade de que nenhuma delas ofereça proteção da forma esperada. “Há preocupação de que talvez não tenhamos uma vacina que funcione. Ou que a proteção oferecida possa durar apenas alguns meses, nada mais”.

Tedros ressaltou que um parecer mais consistente só será possível após a conclusão dos testes. Por outro lado, ele ainda disse que mantem a esperança e ressaltou que os estudos para um medicamento eficiente estão sendo conduzidos em uma velocidade sem precedentes.

Apesar dos avanços, a OMS reforçou que é importante que as políticas de distanciamento social sejam mantidas para suprimir a transmissão de novos casos. “Se fizermos tudo, se adotarmos uma abordagem abrangente, podemos mudar isso”.

Mundo teste pandemia vacina OMS coronavírus Ciências

Leia também

Reino Unido adiciona novos sintomas da Covid-19 em lista oficial


Infecção e vacina pode gerar ‘superimunidade’, diz estudo


No Brasil, 6 estados e DF apresentam situações críticas nas UTIs


Brasil começa a discutir possibilidade de quarta dose da vacina


Uso de máscara PFF2 ou N95 passa a ser obrigatório no Ceará


Ômicron pode contribuir para que pandemia acabe mais rápido na Europa