João e Maria Thereza Goulart - Domínio Público via Wikimedia Commons
Brasil

Veja 5 curiosidades sobre Maria Thereza, esposa de João Goulart

Considerada uma das mais belas primeiras-damas do mundo, Maria Thereza Goulart viveu romance e dramas ao lado do marido, o ex-presidente João Goulart

Éric Moreira Publicado em 07/12/2024, às 09h00

Um dos períodos mais sombrios e turbulentos da história brasileira recente se deu entre 1964 e 1985, quando o país viveu a ditadura militar. Tudo começou no dia 1º de abril de 1964, quando os militares promoveram um golpe que depôs o então presidente eleito, João Goulart — também conhecido como Jango —, que foi exilado e substituído.

Dessa forma, o nome de João Goulart é um que não foi esquecido da história nacional, em meio à longa lista de presidentes que o Brasil já teve. E, ao lado dele, outra figura que sempre chamou atenção foi sua esposa, Maria Thereza Goulart.

Confira a seguir 5 curiosidades sobre a primeira-dama Maria Thereza Goulart, esposa de "Jango":

Maria Thereza Goulart / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

 

1. Início do romance

João Goulart conheceu Maria Thereza quando ela ainda tinha apenas 14 anos, quando eles moravam próximos em São Borja, no Rio Grande do Sul, e ela foi lhe entregar uma correspondência. Por residirem na mesma cidade, os dois acabaram se vendo várias vezes e, pouco a pouco, ficaram mais próximos.

Foi só quando ela fez sua festa de 15 anos, no Rio de Janeiro, que convidou Jango e o romance entre os dois iniciou-se. Porém, no começo, Maria Thereza tinha certo receio, visto que ele era 22 anos mais velho, e já estava envolvido com a política. Por isso, os dois só começaram a levar o namoro a sério depois que ela completou 17 anos, repercute a agência de notícias CEUB.


2. Esposa do presidente

Com apenas 18 anos, Maria Thereza já tinha um relacionamento mais estável com Jango, que era vice-presidente do governo de Juscelino Kubitschek e, posteriormente, também de Jânio Quadros. Foi depois da renúncia de Jânio, em agosto de 1961, que Jango tornou-se presidente do Brasil; e Maria Thereza, por sua vez, primeira-dama.

Quando Maria Thereza recebeu a notícia de que seu marido se tornara presidente, ela estava na Espanha de férias com os filhos, enquanto Jango retornou de uma viagem à China. Foi o dono do hotel que ela estava hospedada que lhe mostrou um jornal com a notícia da renúncia de Jânio.

Maria Thereza e João Goulart em 1964 / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

3. Beleza

Uma curiosidade é que, após tornar-se primeira-dama, Maria Thereza passou a receber grande atenção midiática, e as pessoas, em geral, demonstravam muito carinho e atenção por ela, um reflexo de como não só ela como seu marido eram aprovados pelos brasileiros.

Uma curiosidade é que, com essa repercussão, a revista People na época até mesmo a considerou a primeira-dama mais bonita do Brasil, e uma das 10 mais bonitas do mundo. Ela mesma já relatou ter se sentido lisonjeada, estando na mesma lista que figuras como Grace Kelly, ex-atriz de Hollywood e esposa do príncipe de Mônaco, Rainier III.


4. Exílio

No fatídico 1º de abril de 1964, com o golpe militar, todo o cenário começou a mudar, e ela soube que precisava sair de Brasília. Ela só conseguiu notícias de Jango no dia 3 de abril, quando o encontrou no Rio Grande do Sul — e, de lá, partiram para o exílio no Uruguai.

Durante o exílio, Maria Thereza decidiu se dedicar aos dois filhos, João Vicente e Denize, que ainda eram pequenos, e ao marido. Foi lá que a família permaneceu por 12 anos, antes voltarem ao Brasil.

Fotografia tirada em 1956, durante visita de João Goulart e Maria Thereza aos Estados Unidos / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

5. Retorno

Infelizmente, quando retornaram ao Brasil, Jango já não estava mais entre eles: ele faleceu no dia 6 de dezembro de 1976, após sofrer um ataque cardíaco na cidade de Mercedes, na Argentina. Por isso, o retorno ao país de origem foi triste, no que ela qualifica como o momento mais difícil de sua vida, segundo a agência de notícias CEUB.

Hoje, Maria Thereza Fontella Goulart tem 88 anos, e vive no Rio de Janeiro, sendo uma personalidade bastante relevante e conhecida da história e política brasileira. Ela não se casou novamente.

Brasil História curiosidades Ditadura militar João Goulart Política exílio primeira-dama Maria Thereza Goulart matérias

Leia também

Virgem Maria: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme da Netflix


Senna: Saiba como a ex-namoradas do piloto reagiram ao acidente fatal


Nosferatu: 5 coisas para saber antes de assistir ao remake


Virgem Maria: Confira 5 curiosidades sobre a mãe de Jesus


A Imperatriz: Compare o elenco da série da Netflix com as pessoas reais


O Telefone Preto: Existe uma história real por trás do filme?